Espananews S02 #13

[Leituras Compartilhadas]
Nesta quinta-feira, dia 19, acontece o nosso 3º clube de leitura. Desta vez vamos discutir sobre o livro A fantástica vida breve de Oscar Wao, do dominicano Junot Díaz.

O encontro acontece na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, a partir das 19h. Todos estão mais do que convidados. Para mais informações (como chegar), clique aqui.

Para saber mais sobre o livro, a nossa resenha.

Semana de festivais em São Paulo
Flap!

A Festa Alternativa de Poesia começou em 2005 e, assim como a Balada Literária (que acontecerá em outubro), tinha como objetivo de ser um contraponto à Flip. A organização pretende trazer debates mais francos e atrevidos sobre a literatura e, com isso, aproximá-la mais dos leitores.

A abertura acontece no dia 20 de setembro (sexta-feira), na Casa das Rosas, com uma feira de publicações de pequenas editoras. Até o dia 22 (domingo), os debates acontecerão no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, no Espaço Satyros e na Biblioteca Alceu de Amoroso Lima. Para conferir a programação completa, clique aqui. A estrada para todos os eventos são gratuitos!

Pauliceia Literária
E no dia 19 (quinta-feira), começa a Pauliceia Literária, um evento que tem pretensões de ser um grande festival (inclusive, uma das organizadoras, Christiana Baum, fez parte da equipe da Flip durante um bom tempo). O evento acontece no prédio da Aasp (Associação dos Advogados de São Paulo), no centro de São Paulo, e terá como principal tema, a literatura policial.

Os ingressos custam R$ 32,00 (meia-entrada R$ 16,00). Mais informações e programação completa, aqui.

Pamela X Disney
Acabou de sair o trailer de Saving Mr Banks. O filme mostra como Walt Disney tentou convencer a autora Pamela L. Travers a vender os direitos de seu livro para uma adaptação cinematográfica. O livro? Só Mary Poppins! Pamela era muito resistente à ideia e Disney teve de usar uma série de artifícios para convencê-la de que ele poderia dar vida à personagem de uma forma fiel.

O filme tem previsão de lançamento nos EUA no período do Natal e, segundo o site do IMDB, estreia dia 10 de janeiro aqui no Brasil.

[Para ler] Oyster
Semana passada, um aplicativo/site causou burburinho no mercado editorial: o Oyster. Em linhas (bem) gerais, seria uma espécie de Netflix para livros (com assinatura mensal, você tem acesso a milhares de títulos). Para entender melhor como funciona tudo isso, o Rafael do blog Casmurros, tem um texto bem completo.

Duplos
Estão para sair no cinema dois filmes que tratam (de formas distintas) o tema do duplo, e baseados em obras de grandes autores.

An Enemy, com Jake Gyllenhaal, é baseado no livro de Saramago O homem duplicado.

Já The Double, com Jesse Eisenberg, é a adaptação de O duplo, do Dostoiévski.

[Do arquivo] The bookshop band
Uma banda que escreve suas músicas baseadas em livros. E que faz apresentações em livrarias independentes. Essa é a The bookshop band. E temos um texto sobre o trabalho deles.

Morrissey e seu clássico
Era para o livro ser lançado no dia 16 de setembro, mas parece que Morrissey e a Penguin tiveram alguns desentendimentos e a autobiografia do cantor está num impasse.

Acontece que Morrisey escreveu uma autobiografia de aproximadamente 600 pgs e assinou com a Penguin. Porém que ele queria que seu livro saísse pela coleção de Clássicos. Simples assim. Ou nem tanto. Na época da assinatura a editora aparentemente concordou com a exigência, mas depois voltou atrás. E agora, pelas notícias, o cantor está atrás de uma nova editora, mas a Penguin não se manifestou sobre o assunto.

Enquanto agonizo
E saiu mais um trailer de uma adaptação de um clássico da literatura: As I lay dying, de William Faulkner (o livro saiu aqui pela L&PM com o título Enquanto Agonizo). O filme tem como protagonista James Franco, que também é o diretor.

O romance/filme conta a história da família Bundren, que faz uma viagem para enterrar a matriarca perto de seus parentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *