[Trecho da semana] Afetos Ferozes, de Vivian Gornick

Difícil escolher um trecho desse Afetos Ferozes, de Vivian Gornick, porque o livro é repleto de cenas intensas e diálogos afiados. 

O livro, eleito melhor livro de memórias dos últimos 50 anos pelo The New York Times, é o relato de uma complicada ligação entre mãe e filha que se passa a partir do final dos anos 1940 no Bronx nova-iorquino e atravessa o tempo e as mudanças que acontecem nesse período. É um retrato visceral sobre essa relação. 

 A cena a seguir é uma boa representação da dinâmica na relação entre as personagens. 

“Usamos sempre as mesmas poucas peças de vestuário recolhidas às pressas do cabide mais próximo. Quando estamos, como agora, diante de uma vitrine e somos forçadas a reconhecer que há mulheres que se vestem com deliberação, damo-nos conta de nossa incapacidade comum e nos tornamos o que tantas vezes somos: duas mulheres com inibições tremendamente semelhantes unidas pelo fato de terem vivido quase a vida inteira cada uma na órbita da outra. Nesses momentos, o fato de sermos mãe e filha introduz uma nota dissonante. Sei que é precisamente por sermos mãe e filha que nossas reações são imagens espelhadas, mas mesmo assim a palavra “filial” não parece adequada. Pelo contrário, a ideia de família, de sermos uma família, de vida familiar, parece completamente desconcertante: trata-se de uma incerteza que diz respeito a ela, tal como a mim. Estamos tão habituados a pensar em nós mesmas como uma dupla de mulheres azaradas e incompetentes (ela viúva, eu divorciada), sempre incapazes de conquistar uma vida familiar para si mesmas … Contudo, enquanto estamos ali paradas diante da vitrine da loja, a “vida familiar”, tanto para ela como para mim, parece uma aspiração fantasiosa jamais experimentada. As roupas expostas na vitrine me levam a pensar que nós duas passamos a vida confusas quanto a quem somos e a como chegar lá.” 

Página 52

Afetos Ferozes
Autora: Vivian Gornick
Tradução: Heloisa Jahn 
Editora Todavia 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *