[Grifos] Como ler em meio ao turbilhão?

Aviso: esse post não traz respostas….

Como manter a normalidade quando parece que tudo está se deteriorando? A vida que tínhamos, os encontros com amigos, o trabalho e a faculdade… Tudo parece ter entrado em suspenso, ao mesmo tempo que continuam existindo. Mas de uma forma diferente.

O meu normal era ter a vida cercada de livros. Pra faculdade, pro Leia Mulheres, pro clube d’O Espanador e, claro, por prazer. Por que no fim das contas, a leitura serve para isso. Mas nessa nova vida, a verdade é que foi difícil achar o tempo certo para ler. 

Eu sou dessas que sofre de FOMO (em bom português: Medo de me perder nas informações). Nos primeiros dias de quarentena, eu ficava quicando entre TV, redes sociais e pesquisas sobre Covid-19 e seu avanço no mundo. Como ler ou fazer coisa por prazer diante de tudo isso???

A verdade é que não tenho nenhuma resposta. Fiquei fácil uns 15 dias sem abrir um livro/revista/gibi/caderno. Precisei achar um equilíbrio. Porque não consigo ficar sem me informar. Informação demais causa mais do que ansiedade, mas de menos também não me faz bem. “Achar” é uma palavra muito singela: precisei FORÇAR um equilíbrio. Me dar horários para ler/ver notícias e horários para me alienar.

Assisti BBB, séries e comédias românticas (minha distração preferida)… E em determinado momento comecei a ter vontade de ler. Coisas totalmente dispersas. Muitas delas, que comecei há um mês ainda estão pela metade por aqui. Cada livro que olhava na estante e parecia a hora de ler, eu pegava. Mesmo com mais 10 já começados. Li coisas de uma sentada só também e a sensação de conseguir dar cabo em algo foi muito boa. 

A ideia desses diários de leitura e dessa retomada do blog é compartilhar e registrar as experiências nesses tempos de mudança. 

PS- Para quem não conhece, faço parte de um podcast de literatura. Chama O Nome do Livro e fizemos um episódio que falamos de nossas leituras durante a quarentena: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *