[Trecho da semana] Uma Vida Pequena

Nos últimos tempos, vinha pensando se a codependência seria assim algo tão ruim. Sentia prazer em estar na presença dos amigos e aquilo não fazia mal a ninguém, então quem se importava se ele era codependente ou não? E, de qualquer forma, como uma amizade poderia ser mais codependente que um relacionamento a dois? Porque seria algo admirável quando você tinha vinte e sete anos, mas esquisito quando se tinha trinta e sete? Por que uma amizade não poderia ser tão boa quanto um namoro? Por que não poderia ser até melhor? Tratava-se de duas pessoas que permaneciam juntas, dia após dia, unidas não por sexo, atração física, dinheiro, filhos ou bens, mas apenas pela concordância em seguir em frente, numa dedicação mútua a uma união que não podia ser sistematizada. Amizade era testemunhar o lento gotejar de tristezas, as longas crises de tédio e os triunfos ocasionais do outro. Era sentir-se honrado pelo privilégio de estar presente durante os momentos mais sombrios de outra pessoa e saber que você também podia ter seus momentos sombrios perto dela.

Mais preocupante que sua possível imaturidade, no entanto, era sua capacidade como amigo. Sempre se orgulhara do fato de ser um bom amigo; as amizades sempre foram importantes para ele. Mas será que era mesmo tão bom amigo como pensava?”
Página 249

Capa Uma vida pequena V3 DSQuatro amigos que se mudam da pequena faculdade de Massachusetts e vão pra Nova York com a esperança de uma vida melhor. Aos poucos vamos conhecendo mais sobre Willem, aspirante a ator e que encanta a todos; JB é pintor e pode ser meio cruel e invariavelmente consegue que todos façam a sua vontade; Malcolm é arquiteto e está frustrado; e o brilhante, sofrido, atormentado Jude. Ele é quem parece conectar todo o grupo. 

Romance de Hanya Yanagihara foi finalista do Man Booker Prize de 2016.

Uma vida pequena

Autora: Hanya Yanagihara

Tradução: Roberto Muggiati

Editora Record

784 pgs

Ps. Essa trecho foi marcado a lápis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *