[Espananews] Lançamentos de abril 2016

Todos os meses somos surpreendidos com uma série de lançamentos bacanas na livrarias. A ideia do post é mostrar alguns livros que consideramos destaques. Se achar que faltou algum, diga nos comentários! Segundo SexoSimone de Beauvoir – Nova Fronteira
 
Lançamento 28/04
 
 
Obra ímpar na sociologia e um dos marcos literários do feminismo, já frequenta as livrarias nacionais com certa periodicidade, ainda que encontre momentos de esgotamento bem longos, mas sempre volta em edição reformulada. A mais nova edição em box inaugura um movimento de reedição de algumas obras chaves dentro do catálogo da editora, que terá ao menos uma edição comemorativa por mês até o fim de 2016. A obra, editada em capa dura, vem dividida em dois tomos, assim como foi originalmente publicada em 1949. O primeiro tomo, “Fatos e mitos”, levanta dados sobre a condição da mulher na sociedade. O segundo tomo, “Experiência Vívida”, destrincha sua condição em várias esferas de pensamento, em especial a social e psicológica.
 

Exames de Empatia, Leslie Jamenson – Globo Livros
 
Lançamento 06/04
 
 
 
A autora é colunista no New York Times e é conhecida por suas abordagens cruas e opiniões fortes. A coletânea de ensaios vem fazer companhia à editora que mais edita autoras femininas da atualidade, que trouxe Elena Ferrante ao Brasil e recentemente editou Euforia de Lliy King.  Todos os ensaios de Jamenson circundam a ideia de “empatia” e suas ramificação, usando de experiências da vida, inclusive suas experiências com o aborto. O livro oscila entre a crônica e filosofia para construir suas reflexões.
 
 
História do Novo Sobrenome, Elena Ferrante – Biblioteca Azul
 
Lançamento 06/04
 
 
 
E por falar em Amiga Genial, demorou mas o segundo livro da série Napolitana finalmente foi traduzido para o português (para quem tem muita curiosidade, é fácil encontrar os demais volumes da tetralogia em inglês) e continua exatamente na mesma cena que encerra a leitura do primeiro volume. A segunda parte focará mais nas mudanças, sociais e pessoais, de vida que Lina sofrerá com um “Novo sobrenome”, sempre construindo um panorama muito real e duro da Itália pós-Guerra.
 
 
Diário secreto de Laura Palmer, Jennifer Lynch – Globo Livros
 
Lançamento 06/04
 
 
 
Reeditado após anos, e infelizmente com a mesma capa (muito anos 90!) Laura Palmer volta ao mercado já antevendo um hype pela volta de Twin Peaks à televisão. Para quem não conhece a clássica série de David Lynch, ela se baseava em uma única pergunta para construir seu clima surreal e misterioso: “Quem matou Laura Palmer?” O livro não é a obra original, essa é a série mesmo, mas é uma ficção atrelada à série que visa dar o ponto de vista da adolescente Laura Palmer antes de seu assassinato. Denso e perturbador, não chega a esclarecer os mistérios da série mas é um bom aperitivo para a nova temporada que estreia no começo de 2017.
 
Papa-Capim: Noite Branca, de Marcela Godoy & Renato Guedes – Panini
 
Lançamento 08/04
 
 
Papa Capim é um dos personagens menos conhecidos da Turma da Mônica quando o comparamos com a popularidade dos demais, mas ele é um dos mais originais e ligados a nossa cultura “original”. Um índio com o sonho de se tornar pajé, vivendo no sul da Bahia e completamente integrado à natureza. Nesta reinterpretação de Marcela Godoy, ela o coloca contra uma ameaça sobrenatural para proteger sua aldeia. O traço de Renato Guedes é ultrarrealista e cria uma versão mais adulta do curumim.
 
Star Wars: Darth Plagues, James Luceno – Aleph
 
Lançamento 18/04
 
 
Após a estreia do filme (e que filme!) continuam chegando tanto romances do universo oficial (Herdeiro do Jedi saiu agora em março) quanto da série Legends, o antigo Universo Expandido da cinessérie. O lançamento de abril costuma figurar sempre em top 10 de melhores livros do UE, quando não no top 5 dos fãs. A história de Darth Plagues é sobre o mestre de Darth Sidious/Palpatine, o último sith que carregou a semente do mal na forma de seu pupilo, aquele que destruirá todo o Conselho Jedi no futuro. Há muitas teorias que Plagues possa ser a identidade secreta de Snoke, revelado em Despertar da Força. Eu pessoalmente não acredito. A única certeza com relação ao livro é que Luceno é uma das melhores escritas do UE juntamente com Timothy Zahn.
 
Donnie Darko, Richard Kelly – Darkside Books
 
Lançamento 28/04
 
 
Donnie Darko (2001) foi um clássico instantâneo do início do século. Sua ambientação macabra, história estranha e uma performance sólida de Jake Gyllenhal colocou o filme no coração de muitos que se aventuravam na prateleiras do VHs, pois esse filme foi um exemplar de filme-de-locadora e não foi necessariamente bem no cinema. Faço um mea culpa também, pois só fui assisti-lo em 2010, mas um reconhecimento tardio ainda é melhor que nenhum reconhecimento. O filme retrata a história de um adolescente problemático que espera o fim do mundo anunciado profeticamente por um coelho gigante que pode ou não existir, e é um dos roteiros mais originais do cinema. Continuando o trabalho de resgatar filmes cult em forma de livros, a Darkside chega com o roteiro original de Richard Kelly recheado de extras, com prefácio de Jake, entrevista com diretor e o livro da Vovó morte.
 
American Crime Story: O Povo contra O. J. Simpson, Jeffrey Toobin – Darkside Books
 
Lançamento 14/04
 
 
 
Aproveitando o lançamento da Nova Série no Fx que retratará o julgamento de O. J. Simpson, idealizada pelo criador de Glee e American Horror Story Ryan Murphy, chega às estantes a compilação do caso por Jeffrey Toobin, que esteve ativo durante o ano de 1994 na cobertura do caso para a New Yorker. O livro traz depoimentos, análises e toda a história envolvendo um dos crimes mais conturbados da histórias dos Estados Unidos.
 
Guerra do Velho, John Scalzi – Aleph
 
Lançamento 18/04
 
 
 
A Aleph vem fazendo um trabalho muito interessante ao reeditar com nova roupagem os clássicos da Ficção Científica, mas muitas vezes passa a impressão de que só existe boa ficção cientifica do anos 1960 para trás. Entretanto, o livro de John Scalza será lançado para desmitificar essa impressão. Num futuro muito distante, a civilização humana alcançou as estrelas e está em guerra contra um raça misteriosa. Mas os únicos seres que podem se alistar para essa guerra são homens acima dos 75 anos. Qual seria o motivo dessa regra? Mistério, trama política e aventura são uma receita interessante que pode deixar o nome de Scalza no panteão dos mestres da FC.
 
Cidade em Chamas, Garth Risky Hallberg – Companhia das letras
 
Lançamento 28/04
 
Seu tamanho é épico e nada comercial, sua abordagem é similar a um romance histórico mas de um passado muito recente, os anos 1970. Dickens visita Nova York seria uma subtítulo espiritual do livro de Garth Risk Hallberg que é, pasmem, seu primeiro romance e tomou a imprensa norte-americana de assalto em 2015. No centro da narrativa dois irmãos com suas respectivas decadências, Reagan é a herdeira de um império milionário em decadência e ainda encontra-se em um casamento em degradação; William é o filho pródigo da família Hamilton-Sweeney, fundador de uma banda punk no entardecer do movimento. Por esse dois personagens a trama passa por vários coadjuvantes, criando um panorama da contracultura e rebeldia pós-Vietnã nos anos 1976-77.  Um registro histórico de uma época, pode ser colocado  junto com Liberdade de Jonathan Franzen ou Visita Cruel do Tempo de Jennifer Egan.

3 comentários em “[Espananews] Lançamentos de abril 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *