É tempo de Star Wars – Episódio II: Guias do universo

(Para ler o Episódio I: um universo em expansão, clique aqui.)

A partir do momento que a Disney comprou a franquia Star Wars de George Lucas, por 4 bilhões de dólares, ficou claro que Star Wars iria voltar com tudo.

Aí veio o filme e foi aquela coisa incrível (aqui n’O Espanador amamos o episódio VII).

Só que antes do novo filme chegar, muitos livros foram lançados no mercado brasileiro sobre o Universo de Star Wars. Aqui no blog vamos tentar fazer um pequeno guia para entender os livros.

Guias do universo de Star Wars


No Brasil foram lançados quatro guias do Universo de Star Wars: O Caminho Jedi, O Código do Caçador de Recompensa, Manual do Império e O livro dos Sith (todos pela Bertrand Brasil, selo do Grupo Record).

Eles não funcionam como uma história convencional. Esses livros servem como referências, e são considerados cânones. Isto é, fazem parte do universo oficial de Star Wars e expandem o conhecimento e a mitologia sobre os principais personagens da saga. Mas são livros que exigem uma certa curiosidade ou mesmo um mínimo conhecimento/familiaridade sobre os assuntos tratados.

Eles utilizam um recurso interessante e que funciona muito bem na coleção. São quase como se fosse cadernos oficiais sobre os assuntos, com anotações de diversos personagens importantes durante a saga de Star Wars (contando aqui os seis filmes e O Despertar da Força). Como se o livro fosse sendo passado de geração em geração, cada um com sua própria letra.

Parece meio confuso, mas segue uma foto de O Caminho Jedi.

Ainda em O Caminho Jedi chama atenção algumas páginas rasgadas do que seria a profecia sobre o Jedi que traria o equilíbrio à Força, com um recado escrito a mão dizendo que o livro já estava assim quando chegou até ele. Assinado: Luke Skylwalker. Para quem não se lembra, o Jedi da profecia seria Anakin Skywalker, que acabou se transformando no maior vilão: Darth Vader.

Ainda que o principal livro seja O Caminho Jedi (e também é o que conhecemos mais, através dos filmes), outros livros dessa coleção chamam a atenção como O Livro dos Sith, em que descobrimos alguns dos segredos dos maiores inimigos dos Jedi e que não ficamos sabendo muito através dos filmes.

Já o livro Manual do Império tem anotações de diversos oficiais sobre os procedimentos militares e de dominação do Império. Só que o que era pra ser um livro sério, acabou virando brincadeira. Esse manual caiu nas mãos da Aliança Rebelde depois da Batalha de Endor e fizeram anotações engraçadinhas sobre as táticas do império.

Mas aí existe um caso curioso, que se chama O Código do Caçador de Recompensa. Esse manual foi escrito pelo caçador de recompensas Boba Fett. Desde o relançamento da trilogia original em vhs (1997), começou a surgir uma adoração pelo personagem. Não sei explicar muito bem como isso aconteceu, nem bem o porquê. Para quem não faz a mínima ideia de quem estou falando, ele é quem consegue localizar Han Solo, Leia e companhia e os entrega para Darth Vader no Episódio V – O Império Contra-ataca. Ele conseguiu um acordo com o Vader e leva Han (congelado em carbonita) para o contrabandista Jabba, The Hutt. Ainda que os caçadores de recompensa, sejam uma classe de assassinos implacáveis e tantas outras coisas, não justifica a fama de Boba Fett (um exemplo do sucesso dele foi mostrarem o seu pai Jango Fett, na nova trilogia – agora não tão nova assim).

Boba Fett

Pra quem acha que o Bobba Fett é sim um cara super importante, vai gostar desse link do Star Wars Wikia.

Edições Especiais

Nos EUA foram lançados versões especiais desses livros e são simplesmente sensacionais. segue algumas fotos e um unboxing de alguns deles. Ainda é possível comprar pela Amazon americana.

O Caminho Jedi

O livro dos Sith
Manual do Império
O Código do Caçador de Recompensa

Pra quem quiser ver ver mais sobre os livros, fizemos um vídeo com a coleção de Star Wars do Kalebe:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=9zCSW9toCjs&w=320&h=266]

E tem também o unboxing com algumas das edições especiais:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=0Wd-ADT0NQQ&w=320&h=266]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=miq37XW3QJ8&w=320&h=266]

Bônus: Star Wars – A Coleção Definitiva de Action Figure

Outro livro que entra nessa linha dos guias, mas é um pouco diferente e que foi lançado em português é o Star Wars – A Coleção Definitiva de Action Figure, do Stephen J. Sansweet.

Como o próprio título explica muito bem, este livro é uma tentativa de mostrar a evolução dos bonecos, além de mostrar algumas coleções e bonecos raros. Livro para fãs, mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *