[Espananews] A Flip 2016 começa a ganhar cara

No último dia 15 de novembro a organização da Flip (Festa Literário Internacional de Paraty) anunciou quem será a autora homenageada na 14º edição da festa. A escolhida foi a poeta Ana Cristina Cesar (1952-1983). Esta é apenas a segunda vez que uma autora é lembrada pela organização: em 2005 foi a vez da Clarice Lispector.

O anúncio aconteceu um mês depois de confirmarem que Paulo Werneck continua na curadoria do evento. Esta será sua terceira Flip.


Durante a entrevista que confirmou seu nome, Paulo Werneck anunciou a data da Festa de 2016 (entre os dias 29 de junho e 3 de julho) e outra mudança na estrutura. Entre os dias 15 de outubro e 15 de fevereiro a organização da Flip estará aceitando sugestões de nomes para compor as mesas.

Para fazer indicações, é preciso preencher um formulário no site do evento. Segundo Werneck além de ser um termômetro do que as pessoas querem ver na festa literária, esta é uma boa oportunidade para editoras pequenas apresentarem seus autores. “Pedimos que as pessoas mandem o máximo de material possível, inclusive livros (no caso de autores e editores). Muitos editores que vão são pequenos e às vezes nem sabem o caminho das pedras – e acabam achando que a Flip é só para os grandes. Não é”, afirma o curador.

Homenageada
Ana Cristina Cesar foi uma importante poeta da “geração mimeógrafo” da década de 1970, conhecida assim pela forma caseira de produzir e distribuir o seu trabalho. Começou a publicar neste período e seus primeiros livros foram Cenas de abril  e Correspondência Completa, produzidos desta forma.

Segundo o diretor da Associação Casa Azul, que organiza o evento, a autora “vai inspirar uma Flip com sabor dos anos 1970 e 80, um momento chave para compreender o Brasil e Paraty de hoje”.

Atualmente toda sua obra poética (Ana C. também escrevia outros gêneros) está reunida em um único volume, Poética, pela Companhia das Letras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *