Turma da Mônica – Lições – Lu e Vitor Cafaggi

A Graphic MSP chega no seu 8º título com o lançamento do ‘volume 2’ da Turma da Mônica. Lições, novamente escrito pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Difícil imaginar tamanho sucesso (público e crítica) quando o Sidney Gusman (o editor do selo e principal responsável pelas escolhas dos artistas) começou o selo com a publicação do Astronauta: Magnetar (Danilo Beyruth e Chris Peters).

Utilizar personagens já eternizados (ou não) parece ser uma fórmula certa de sucesso. Mas essa é uma impressão enganosa. Porque ao contar uma nova história, não dá pra ficar só na lembrança dos leitores. É preciso de algo mais. Dentro do selo existe alguns casos de personagens que não estavam entre os meus favoritos e viraram ótimos quadrinhos (Penadinho e Astronauta, por exemplo) e outros que estiveram presente na minha formação de leitor como a Turma da Mõnica.

E é sobre eles que vou falar hoje. Mais precisamente sobre Lições.


Depois do impressionante Laços, Lu e Vitor Cafaggi voltam a nos emocionar com mais uma nova história da Turma.

Lições é um nome ambíguo pra uma história e deixa diversas interpretações no desenvolver da trama.

Logo no começo vemos a turma passando o fim de semana em diversas atividades, sendo que nenhuma delas é fazer a lição de casa. Todos chegam segunda na escola e bate aquele desespero: O que fazer agora?

O que é maravilhoso nas histórias contadas pelos irmãos Cafaggi é como eles conseguem quase retratar temas da nossa infância, ou mesmo essa sensação de familiaridade. Em algum momento durante a leitura de Lições eu só pensava como era bom estar de volta nesse universo que apesar de só ter um livro (Laços) eu já conhecia tão bem a minha vida inteira.

Quando eu disse do nome ambíguo, é porque lições, pode ser interpretado como a lição de casa que eles esquecem (que já aconteceu com todos nós) ou mesmo as lições que aprendemos e levamos para as nossas vidas. E dentro dessa análise é curioso o cuidado e o carinho que os irmãos tem com cada personagem, respeitando e explorando as características de cada um deles e também de que forma eles sofrem as consequências do que ocorre na primeira parte da história.

Existe um detalhe curioso na história que é como os pais de cada um da turma reagem ao problema do início. Eles parecem reagir de uma maneira bem “moderna”, e desta forma não parecem entender muito bem as crianças. Tem uma crítica bem sutil nessas entrelinhas.

No final das contas ler Lições é como relembrar um pouco da nossa infância, através de um olhar carinhoso que vai te emocionar. Você lê Lições e tem uma vontade enorme de dar um abraço no Vitor e na Lu.

A arte dos irmãos continua impecável. Diferente do Laços, aqui os desenhos parecem mais iluminados e mesmo com pouco tempo deles todos juntos, temos alguns dos flashbacks de quando eles se conheceram e nos faz lembrar que eles ainda são uma “turma”. E fora que em alguns desenhos parecem ter cada vez mais detalhes, basta olhar com atenção.

Outro destaque importante é o ritmo da HQ. Às vezes as Graphics MSP sofrem com o tamanho já estabelecido (e que conseguia fazer com que o preço ficasse entre R$19,90 – capa mole – e R$29,90 – capa dura, e esses preços tiveram um pequeno reajuste) e que em alguns casos prejudicam a forma de contar a história. Em alguns momentos muito apressado ou mesmo muito esticado. Em Lições o ritmo funciona bem e eles não parecem se preocupam tanto em dar um fim convencional para a história. O que é ótimo.

O trabalho em produzir uma Graphic dessa é imenso, mas confesso que eu ficaria muito feliz em ter uma Turma da Mônica da Lu e do Vitor Cafaggi uma vez por ano.

Que venham mais Graphics MSP.

Turma da Mônica – Lições
Texto e ilustrações; Lu e Vitor Cafaggi
Editora Panini

84 pgs

Um comentário em “Turma da Mônica – Lições – Lu e Vitor Cafaggi

  1. Kalebe, imagino como essa HQ ficou linda. “Laços” é a herança de uma geração. Fala com a gente de um passado muito nosso e marca uma era muito boa para HQs no Brasil.
    <3
    bjão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *