[Especial de férias] Michelle

Por: Michelle Henriques

Quando a Juliana me pediu para escrever sobre livros que eu gostaria de reler se tivesse 30 dias de férias, pensei naqueles maiores e mais trabalhosos para ler. Depois pensei que gostaria de ler livros reconfortantes, aqueles para os quais eu volto quando preciso descansar um pouco a cabeça.

O primeiro deles sem dúvida seria Só Garotos da Patti Smith. Neste livro ela nos conta um pouco de sua vida e carreira, mas o foco está na sua relação com o fotógrafo Robert Mapplethrope.

Sabe aquela situação de sentir nostalgia por algo que não se viveu? Foi assim que terminei de ler esse livro, com saudades dos personagens, com vontade de ter vivido todas aquelas coisas com eles.

Indico esse livro não apenas para os fãs da carreira musical de Patti, mas para todos que gostam de um bom livro de memórias, sensível e que não cai em clichês.

Há algumas semanas tive a oportunidade de ver o filme As Irmãs Brontë com a Isabelle Adjani no papel de Emily, minha Brontë favorita por causa de O Morro dos Ventos Uivantes. Li este livro pela primeira vez aos 18 anos e foi um grande impacto. Foi um romance que me marcou pelo estilo gótico e pela crueldade de Heathcliff. Já o reli uma vez e pretendo repetir a dose assim que sobrar um tempo.

Há dez anos eu li pela primeira vez o grande clássico Cem Anos de Solidão e fiquei apaixonada pela atmosfera criada por Gabriel García Márquez. Sempre quis reler a obra, gosto de saber se os livros causarão o mesmo impacto em mim depois de tanto tempo. E graças ao [Leituras Compartilhadas] terei a oportunidade de voltar a Macondo (o encontro acontecerá no dia 21 de agosto, na Livraria da Vila da Fradique).

Agora sobre planos futuros, tenho três livros que pretendo ler em férias: Ulysses de James Joyce, Guerra e Paz de Tolstói e Graça Infinita de David Foster Wallace. Pena que é tanto livro para pouca vida.

Michelle Henriques, 28 anos, louca dos gatos e dos livros. Vive em São Paulo e reclama todos os dias dos preços nos cinemas. Vive de obsessões, a atual é David Foster Wallace. É uma das organizadoras do clube de leitura Bastardas
e do clube #leiamulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *