[Flip 2015] Richard Flanagan

Richard Flanagan talvez seja um dos maiores nomes desta edição da Flip. Apesar de ter (até ano passado) apenas um livro traduzido no país, A terrorista desconhecida (lançado em 2009 pela Companhia das Letras), em 2014 ele ganhou notoriedade ao vencer o prestigiado prêmio Man Booker Prize por O caminho estreito para os confins do norte (que será lançado este mês pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros).

Nasceu na ilha da Tasmânia, Austrália em 1961. Richard abandonou a escola aos 16 anos, mas depois voltou a estudar na Universidade da Tasmânia. Em seguida, faz mestrado de Letras e História na Universidade de Oxford.


Flanagan lançou seu primeiro livro em 1994, Death of a river guide. Com seu segundo romance, The sound of one hand clapping (1997) ele resolveu fazer uma nova experiência: roteiriza e dirige um filme, que foi exibido no Festival de Berlim de 1998. Em seguida, lança os romances Gould’s Book of Fish (2001, que também será lançado pela Biblioteca Azul este mês com o título O livro de peixes de Gould), A terrorista desconhecida(lançado originalmente em 2006), Wanting (2008) e O caminho estreito para os confins do norte (2014).

Livros que a Globo lança do autor para a Flip

O autor conta que demorou cerca de 12 anos para finalizar O caminho estreito para os confins do norte e terminou justamente no dia que seu pai faleceu. A relação do livro com o pai não termina aí: a história é baseada nas experiências do pai, prisioneiro de guerra e  forçado a trabalhar na construção da Ferrovia da Morte.

O livro conta a história do cirurgião Dorigo Evans, que já velho vai rememorando sua vida, assombrado pelas lembranças de guerra, quando foi capturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra e obrigado a trabalhar na construção da estrada de ferro Thai-Bhurma, a famigerada Ferrovia da Morte, e também por uma história de amor proibida. A editora Globo disponibilizou o início do romance, é só clicar aqui para ler.

Abaixo, uma entrevista do autor logo depois que ele ganhou o Man Booker Prize:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LB5GaXVlk0w]

Richard Flanagan participará da mesa 9 “Escrever ao sul” junto com o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, na sexta-feira, dia 3 de julho, às 17h15.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *