Como chegamos até aqui

“Como chegamos até aqui?” Este é o titulo de um dos livros mais interessante e divertido que eu li este ano, mas também é uma pergunta que quase ninguém se faz. 
O autor Steve Johnson nos conta como as invenções que fazem parte do nosso dia a dia surgiram. Ele nos mostra que toda tecnologia, longe de ser um insight de uma mente brilhante, é resultado de anos, às vezes séculos, de pequenas inovações desenvolvidas por varias pessoas. 
Em cada um dos capítulos uma tecnologia é apresentada por Johnson e é interessante o fato de ele deixar claro que o surgimento dessa nova tecnologia afeta a vida das pessoas de uma forma que vai muito além do que seu inventor imaginava.
Essa visão do impacto das invenções no vários aspectos da vida cotidiana das pessoas é realmente muito interessante. O vidro, por exemplo, era a principio somente algo bonito e ornamental. Porém, com o desenvolvimento das suas técnicas de produção, ele passou a ser usado para fabricar utensílios domésticos e um novo salto tecnológico e foi possível: criar lentes que seriam usadas como óculos, em telescópios, que permitiram observar que a Terra não era o centro do universo, além de ultimamente estar nas telas de celulares e tablets ultramodernos.

Gosto da visão do autor de que a tecnologia não é um fim em sí mesmo, mas um gatilho que inicia outras pequenas “revoluções” na forma com a humanidade vive.
O que torna esse livro uma delicia de ler é a forma como Steven Johnson conta a história dessas invenções: a forma como ele intercala aspectos culturais e tecnológicos enquanto desenvolve o passo-a-passo das grandes inovações, utilizando uma linguagem simples e bem humorada.
Não é um livro muito extenso, portanto a leitura é muito rápida e o autor não está preocupado em esmiuçar detalhes técnicos de cada uma das invenções que ele apresenta. Mas isso é bom porque não afugenta o leitor leigo. Apesar disso não é um livro simplório. É um livro que celebra a persistência e a engenhosidade da humanidade através dos tempos.
Mais um dos livros da Zahar que é imperdivel.
Com Chegamos Até Aqui.
Autor: Steven Johnson
Tradução: Claudio Carina
Editora Zahar, 2015
248 pp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *