[Colaboradora] As famosas receitas do Ana Maria Brogui

Por: Danusa Penna

Este livro virou um coringa para cozinheiros iniciantes ou medrosos com receitas práticas. Ana Maria Brogui começou como um vídeo, no Youtube, do publicitário Caio Novaes. Caio frequenta restaurantes até descobrir os seus maiores segredos. No seu vlog, Ana Maria Brogui, um campeão de visualização é a Cebola Empanada do Outback.Caio já tem o seu segundo livro de receitas que será lançado em breve.

O melhor desta obra é que facilita a vida para quem não tem familiaridade com o fogão. No feitio desta receita peguei uma dica numa aula de bolos da querida chef Helena Jang: para bolos de liquidificador deve-se misturar a farinha à parte por conta do glúten. Fizemos uma torta, por prevenção, misturei os líquidos da massa e à parte na mão a farinha e o fermento.

Acho que a receita de hoje, para o perfil d’O Espanador, é perfeita: comidas gostosas e simples.
Cachorro-quente de forno

Esta pode ser uma boa receita coringa para você fazer naqueles dias em que as ideias para o jantar estão em baixa. Pois nem precisa de acompanhamento.

Ingredientes- massa
2 xícaras de leite
2 ovos
1 e ½ colher de sopa de fermento químico em pó
2 xícaras de farinha de trigo
10 g de queijo parmesão ralado e mais um pouco para polvilhar

Ingredientes – recheio
10 salsichas cozidas e picadas
1 cebola picada
1 tomate picado sem sementes
1 lata de milho
Azeitonas
½ lata de molho de tomate

Modo de preparo – recheio
Cozinhe as salsichas, corte-as em rodelas e coloque em uma tigela. Acrescente a cebola, o tomate sem
sementes, o milho, a azeitona e o molho de tomate e misture bem.

Moldo de preparo- massa
Ponha no liquidificador o leite, os ovos, o queijo ralado e a farinha e bata bem. Ao desligar, acrescente o fermento e mexa com uma colher.

Unte uma assadeira ou use uma antiaderente e despeje metade da massa. Coloque todo o recheio espalhando bem e despeje o restante da massa por cima.

Preaqueça o forno por 10 minutos a 200 º C. Polvilhe queijo ralado em toda superfície e leve ao forno por 30 minutos até dourar.

Está pronto!

Avaliação da Receita:
Um detalhe aprendido em uma aula da querida chef Helena Jang: para bolos de liquidificador nunca coloque a farinha junto porque produz glúten. Sei que estamos fazendo uma torta, mais achei melhor misturar os líquidos no liquidificador e em seguida misturar a farinha e o fermento na mão.

Você pode fazer uma receita mais magra com atum ou com as sobras de geladeira. Dos ingredientes do recheio da receita do livro, só cozinharia a cebola antes. Um lanche saboroso.

As famosas receitas do Ana Maria Brogui
Autor: Caio Novaes
Editora: Sextante

Danusa Penna, hiperativa ao extremo, chef amadora, amante de livros de culinária. Acredita que as grandes mudanças podem ser feitas através das caçarolas. E vê na história da gastronomia um pouco da explicação da humanidade. É dona do blog Jeanne Moureau já sabia…, em que também testa receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *