[Drops] Epigenética

Epigenética é um ramo da biologia que estuda como mudanças no ambiente, comportamento, estilo e vida afeta os genes sem alterar o DNA. Esse é um ramo relativamente novo da genética e por ser “novidade” é pouco conhecido do público leigo. E é isso que Richard C. Francis tenta mudar com o seu Epigenética, lançado este ano no Brasil pela Zahar.
Confesso que não é uma coisa simples entender: como essa mudança acontece nos genes sem alterar o DNA? Mas Francis nos explica que tudo tem a ver com a metilação de genes específicos e não com a alteração desses genes. Quando metilados, eles se tornar mais ou menos ativos ou “funcionam” de forma diferente do que “normalmente” funcionariam. Isso pode ser a chave para entender desenvolvimento de doenças como Alzheimer e porque pessoas de uma mesma família podem ter sobrepeso mesmo tendo os mesmo hábitos alimentares que seus parentes mais magros.

Tudo isso é explicado de forma bastante clara em Epigenética. Os capítulos são relativamente curtos e o autor escreve pensando que o leitor é leigo nos termos técnicos da genética. Tudo isso torna a leitura fácil é bastante rápida.
Estar atento às novidades da ciência é importante para que não sejamos enganados por charlatães que se passam por cientistas. Novos ramos de pesquisa são especialmente propícios a serem deturpados e se tornarem “tratamentos milagrosos” nas mão de pessoas inescrupulosas (a física quântica sofre muito com isso).

Este livro vem em boa hora: antes que o termo “epigenético” seja cooptado por curandeiros, temos um obra que nos esclarece de forma assertiva o que é epigenética e o que podemos esperar dessa nova ciência. Não poderia esperar mais de um livro de divulgação cientifica.  
Epigenética
Autor: Richard C. Francis
Tradução: Ivan Weisz Kuck
Editora Zahar , 2015
264pp. 

Um comentário em “[Drops] Epigenética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *