[Drops + Hello Editoras] Cat Sense

Gatos são criaturas singulares. Animais de estimação, mas não totalmente domesticados,eles vem provocando fascínio e ódio durante boa parte da história da humanidade.
Cachorros são, na maioria das vezes, livros abertos peludos, mas com os gatos nunca sabemos bem o que esperar deles. A pesquisa sobre comportamento dos felinos domésticos nunca foi um campo muito explorado, e o porquê de alguns comportamentos sempre pareceram misteriosos. Mas isso começou a mudar e cada vez mais cientistas passaram a ter os gatos como objeto de estudo. Isso resultou em inúmeras descobertas sobre comportamento felino. Essas descobertas são apesentadas por John Bradshaw em Cat Sense, ainda (infelizmente) sem tradução para o português.
Bradshaw é um amante e animais domésticos. É dele o imperdível Cãosenso livro fundamental para os que gostam de cachorros. Cat Sense, tem a mesma premissa de Cãosenso: uma especie de “resumão” de tudo o que já se sabe sobre comportamento do animal.

Ele inicia, como no seu outro livro, com um relato sobre a historia da espécie. No caso, do Felis silvestris catus, o nosso gatinho de casa. A forma como foi feita a semi-domesticação dos gatos, explica a independência desses bichinhos e muito do comportamento predatório que às vezes chocam os “mais sensíveis”. 
Nos capítulos seguintes ele fala da relação entre homens e gatos, lembrando as épocas em que os felinos foram classificados como divindades, amuletos de sorte e demônios. É interessante ler como um único bicho pode ter tantos significados diferente para diferentes culturas e religiões.
Gosto muito dos capítulos em que ele analisa o comportamento e a “psicologia” dos gatos. É importante entendermos como nossos bichos enxergam/cheiram o mundo para que possamos prover vidas confortáveis e estimulantes para eles.
O melhor desse livro é que ele trata desses tópicos de forma objetiva, sem muitos termos técnicos que poderia cansar o leitor. Bradshaw escreve um livro cientifico mas que ainda assim é acessível e de leitura fácil. Seu óbvio amor pelos gatos, combinado com o rigor cientifico, cria um livro indispensável para todos os que convivem (porque ninguém “tem”) gatos e querem fazer o melhor por eles.
Cat Sense
Autor: John Bradshaw

Editora Basic Books, 2013
308 pp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *