[Leituras Compartilhadas] O homem do castelo alto

Amanhã acontece o nosso encontro de março do [Leituras Compartilhas], nosso clube de leitura, na Livraria da Vila Fradique Coutinho (veja abaixo como chegar). O tema de março era distopias e o livro escolhido foi O homem do castelo alto, do Philip K. Dick (que tem edição pela Aleph).

Na trama, conhecemos personagens que vivem no que seriam os Estados Unidos se a Alemanha nazista e seus aliados tivesse ganho a Segunda Guerra. O país foi dividido e parte dos estados são comandados pelos japoneses e os americanos são tratados como raça inferior. Os judeus que ainda sobrevivem devem viver na clandestinidade.  

O livro se passa em 1962 e Adolph Hitler está muito doente e impossibilitado de governar. Quem está no poder é o Chanceler Bormann, mas ele acaba de morrer e uma nova disputa de poder acontece: quem vai sucedê-lo e quais serão as consequências disso.

Neste contexto um livro começa a circular pela colônia nazista e causa escândalo. O gafanhoto torna-se pesado é um distopia dentro da distopia: seu misterioso autor imagina como seria o mundo se os nazistas tivessem perdido a guerra.


O livro acompanha uma série de personagens: o judeu clandestino, o empresário japonês que vive nos Estados Unidos, o agente nazista, o espião, o escritor misterioso, a mulher em fuga…

O homem do castelo alto foi adaptado recentemente para uma série produzida pela Amazon em seu serviço de streaming e está em sua primeira temporada.

 
A discussão acontece dia 19 de março (quinta-feira) a partir das 19h30. 

Obs.: Algumas pessoas já nos perguntaram se era possível fazer hangout dos encontros. Infelizmente isso não é possível. Seria difícil captar (tanto imagem quanto som) de uma roda de conversas com os equipamentos que temos. Se as pessoas tiverem interesses, podemos pensar em outras formas de discutir virtualmente os livros escolhidos. E aceitamos sugestões 😉

Como chegar?
Para chegar na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, há várias possibilidades.

1- Com a abertura da estação de metrô Fradique Coutinho da linha amarela, a coisa ficou simples. Basta descer nesta estação e subir a rua Fradique Coutinho até o número 915.

2 – Se quiser vir pela linha verde do metrô, também é simples. Basta descer na estação Vila Madalena e de lá, no terminal de ônibus da estação, pegar o ônibus Pq. Edu Chaves. Você desce no ponto da Fradique depois da rua Aspicuelta. Fica literalmente em frente à livraria. (clique no mapa para ampliar)

3- Se preferir ir direto de ônibus, há muitas opções. A Fradique Coutinho corta a Rua Teodoro Sampaio e a Rua Cardeal Arcoverde (fica mais próxima à Cardeal…). Qualquer ônibus que tenha essas ruas como itinerário te deixarão na esquina (o que mais existe é ônibus que vai para Pinheiros… Eles normalmente passam por lá. Ou Hospital das Clínicas…). Aí é só subir a Fradique até o número 915.

2 comentários em “[Leituras Compartilhadas] O homem do castelo alto

  1. Ainda quero futuramente participar de uma dessas reuniões. As quintas-feiras são meio complicadas para mim, e também gostaria de participar quando já tiver lido o livro em pauta – razões pelas quais ainda não compareci, de fato.
    Mas bem, o livro… Descobri a literatura de PKD ano passado e que surpresa! Estou amando cada livro que leio dele, e O Homem do Castelo Alto está na listinha de futuras leituras. O que mais me atraiu certamente foi o tema, tudo que envolve a figura de Hitler me parece interessante, especialmente ao se tratar de uma distopia.

    Beijos, Livro Lab

  2. Ei Aline!
    Tudo bem?

    Se vc está gostando do Philip K. Dick, acho que vai curtir “O homem do castelo alto”. Mas ele não foca muito no Hitler. É mais sobre a sociedade americana, que atualmente é comandada pelos japoneses (que, por sua vez, seguem ordem dos alemães). É uma grande maluquice hehehehe 😛
    Não sei se te ajuda, mas o próximo encontro será numa sexta-feira… dia 24 de abril 🙂
    Vamos discutir “Stoner”.
    Bjsss, Ju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *