[Colaboradora] Not just hamburguers!

Por: Danusa Penna

Este livrinho simples da Disal Editora traz uma forma divertida e simples de aprender inglês. A autora Virginia Klie é uma californiana que conta em detalhes suas comidas como lembranças de vida e, portanto, de gostos e culturas diferentes. Virginia conta que até descobrir o gosto do café brasileiro não entendia porque estes chamam o café americano de “cháfé”. 

Ela mostra o sabor americano para brasileiros e para o viajante brasileiro que quer aprender inglês. O livro tem a receita exatamente igual em português e inglês. E assim aprendemos como é vida americana pela boca. 
Eu fiz esta receita num dia que meu amigo João Elias de Brito, uma pessoa muito legal que amou meu estrogonofe. Depois fui repetir num dia com o Chef Carlos Ribeiro e Elisa Han e eu me achando muito esperta usei coxão mole. Resultado: a carne ficou dura. 
Um truque: se quiser impressionar e economizar como filé mignon, substitua por contra-filé ou alcatra. E uma coisa muito legal é substituir o creme de leite por coalhada você não vai se arrepender, fica um azedinho muito bom. Enfim para os Espanadores que são muito estudiosos é uma opção fora o Xbox de aprender inglês!
Estrogonofe de Carne

A versão do Strogonoff feita nos Estados Unidos é bem diferente da que é feita no Brasil.

Ingredientes
225 gramas (1/2 libra) de cogumelos frescos, tipo dinamarquês;

4 ou 5 colheres de sopa de manteiga em porções;

1 cebola pequena bem picada;

700 gramas (1 1⁄2 libras) de filé mignon;

1 xícara de sour cream ou coalhada seca

Modo de preparo
1. Tire os talinhos dos cogumelos. Guarde-os, se quiser, pois podem ser uma adição maravilhosa ao caldo. Corte os cogumelos em fatias finas. Derreta 2 colheres de manteiga numa frigideira de tamanho médio e refogue os cogumelos até ficarem tenros e dourados. Coloque-os numa tigela grande e deixe-a de lado.

2. Coloque um pouco de manteiga na frigideira e refogue a cebola até ficar dourada. Acrescente- a aos cogumelos.

3. Corte a carne em fatias finas. Adicione mais manteiga à frigideira e rapidamente doure os pedaços de carne por mais ou menos 3 minutos. Coloque os pedaços de carne e o suco restante na frigideira na tigela com os cogumelos enquanto cada porção ficar dourada. Cortes macios de carne não precisam de cozimento extra; outros cortes pedem a adição de um pouco de água e então devem cozinhar, com tampa, em fogo brando, por 20 a 30 minutos, até ficarem macios. Depois de refogar, tempere com sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Se você estiver preparando o Stroganoff antes da hora de servir, pode parar nesse ponto.

4. Coloque a mistura cogumelos e da carne numa panela e adicione o vinho. Ferva em fogo brando por 2 minutos. Acrescente o sour cream ou a coalhada e esquente completamente, mas sem deixar ferver. Sirva imediatamente com talharim verde, arroz branco ou integral. 

Rende 4 porções.

Not just hamburgers!
Autor: Virginia Klie
Disal editora

Danusa Penna, hiperativa ao extremo, chef amadora, amante de livros de culinária. Acredita que as grandes mudanças podem ser feitas através das caçarolas. E vê na história da gastronomia um pouco da explicação da humanidade. É dona do blog Jeanne Moureau já sabia…, em que também testa receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *