[Drops] Criação – Origem da vida / Futuro da vida

“De onde vem a vida é uma entre um pequeno punhado das questões mais fundamentais que podemos formular. É uma pergunta que preocupou a humanidade ao longo de toda a sua existência. Todas as culturas e todas as religiões tem um mito da criação, desde os egípcios antigos, que possuíam um deus que espirrava, cuspia e se masturbava para criar o mundo até a história comparativamente comedida do Gênesis cristão, em que a vida é criada ex nihilo – a partir do nada- e os seres humanos a partir do nada.” pp. 15

A origem da vida ainda é um mistério que rende debates acalorados. A única certeza que temos é que tudo começou com uma célula. Mas como e quando surgiu a primeira célula? Para onde vai a vida agora que cientistas podem manipular o DNA dessas células?

Nesse livro, (que na verdade são dois) o cientista Adam Rutherford se propõe explicar a Origem da Vida (livro um) e o Futuro da Vida (livro dois).

No primeiro livro ele mostra como as primeiras proto-células surgiram e como se desenvolveram até darem origem a vida em toda a diversidade que conhecemos. No segundo, ele descreve os avanços na manipulação genética. As promessas de cura de doenças, melhoramento genético de alimentos e animais são explicados com clareza e sem histerismo. O autor procura mostrar a ciência de forma imparcial e isso torna a leitura muito mais prazerosa.
Falar sobre genética e principalmente sobre manipulação de genes sempre levanta questões éticas que devem ser discutidas e ponderadas por toda a sociedade, e saber como a ciência funciona torna essa discussão mais produtiva.

Esse livro nos dá as informações necessárias para fazermos parte desse debate. Nele temos um panorama das principais descobertas e das mais importantes técnicas de engenharia genética para que possamos entender como esses avanços impactam a vida cotidiana.
Criação: Origem da Vida / Futuro da Vida
Autor: Adam Rutherford
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Editora Zahar, 2014
272pp.

Um comentário em “[Drops] Criação – Origem da vida / Futuro da vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *