[Drops] Cão Senso

Eu gosto de cachorros e sempre me surpreendi com a capacidade deles de serem tão próximos das pessoas. Observando os cachorros que passaram pela minha vida, me perguntava o que é necessário para domesticar tão completamente um bicho. Atrás da resposta dessa e de outras perguntas eu li diversos livros sobre cachorros, mas um dos melhores e mais inspiradores foi Cão Senso de John Bradshaw.
Nesse livro, Bradshaw, começa designando que cães domésticos são uma raça à parte de canídeos. Descendentes de lobos, mas sem boa parte do comportamento deles. O autor faz uma narrativa da domesticação desses proto cães, que nos permite começar a entender os cães modernos. Depois trata do adestramento com uma longa ressalva ao que as pessoas acreditam ser comportamento de matilha de lobos: o que se observa quando populações lupinas distintas são aprisionadas em territórios minúsculos e o comportamento de matilhas íntegras vivendo em seu habitat natural. Fui muito fã do Cesar Millan e suas técnicas mas depois desse capitulo me vi revendo meus conceitos.

Depois o autor fala sobre os filhotes de cães especificamente e inicia os capítulos que eu achei mais legais no livro: o que fala sobre o relacionamento cão-homem, o que tenta entender as emoções caninas, o que fala da inteligência do cão, e o que desvenda a forma como o cachorro “cheira” o mundo (porque, embora ignoramos, um cãozinho é um ser olfativo mais que visual ou tátil). O capítulo reservado ao problema do pedigree devia ser lido por toda pessoa que deseja um “cão de raça pura”. E o autor termina traçando o possível futuro do cachorro na vida das pessoas.
A primeira coisa que me agradou foi a forma fluida como ele escreve: o texto é claro e conciso, mesmo quando ele explica os conceitos mais técnicos e abstratos. Gosto de verdade da ideia de desvincular cachorro e lobo e tratar o cachorro doméstico como um ramo separado na árvore dos canídeos e especialmente gosto de notar que é uma pessoa que realmente ama cães que está escrevendo esse livro.
Esse é um livro realmente inspirador, no sentido que nos faz repensar como agimos com nossos bichos de estimação e uma leitura importante para quem gosta de cachorros.
Cão Senso
Autor: John Bradshaw
Tradução: José Gradel
Editora Record,2012
406 pp.

Um comentário em “[Drops] Cão Senso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *