[Colaboradora] Minha Festa de Faz de Conta

Por: Danusa Penna

O livro Minha Festa de Faz de Conta conta a história de Lola de 10 anos que vive brincando com a mãe na cozinha. Elas, então, começam a convidar personagens da ficção para fazer a festa de desaniversário, como em Alice no País das Maravilhas, em que o dia a dia é nosso desaniversário. 

O livro é uma delicia, conta detalhadamente que utensílios usar e como fazer. Desde que trabalho em livraria, brinco que, às vezes, é necessário ser meio Mary Poppins para arrumar as estantes. E é nessa personagem que a receita de hoje é inspirada.

Fizemos cupcakes por que aposto que os leitores d’O Espanador morrem de vontade de tentar fazer estes minibolinhos. O máximo do trabalho é comprar forma própria e forminhas de papel, do resto é diversão. E outra: erre à vontade! Cupcake é assim, brincar, errar e se sujar! Boa diversão!


Bolinho de limão da Mary Poppins
Mary Poppins é uma personagem criada pela autora australiana Pamela Lyndon Travers em 1934. Ela é uma babá mágica!

Grau de dificuldade: médio
Quantidade: 12 bolinhos

Você vai precisar de:
Batedeira
Peneira
Ralador
Coador
2 tigelas
1 tigela resistente a calor que seja maior que a panela
Espátula
Panela pequena
12 forminhas para bolinhos

Ingredientes:
1 xícara e meia de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento para bolo
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ovos inteiros
Suco coado de limão
1 xícara de leite
Para a cobertura:
1 barra de chocolate branco (200 g)
Meia caixinha de creme de leite (100 ml)
Raspas da casca de um limão

Modo de preparo:
Bolo:
Preaqueça o forno a 180 graus. Se não estiver usando forminhas de papel, unte as 12 forminhas de alumínio com manteiga e farinha.


Em uma tigela (se forem de tamanhos diferentes, use a menor), peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Em outra tigela, peneire o açúcar e junte a manteiga. Com cuidado, use a batedeira na velocidade media e bata até formar uma massa esbranquiçada.


Junte o suco de limão, adicione um ovo de cada vez e continue batendo. Quando a massa estiver homogênea e de um amarelo clarinho, comece a acrescentar aos poucos os ingredientes secos (mistura de farinha, fermento e sal), alternando com o leite. Neste momento, use a espátula para mexer até que toda a farinha e o leite estejam misturados na massa. Com uma concha, encha ¾ de cada forminha com a massa. É importante deixar espaço para que seus bolinhos cresçam e não transbordem enquanto estiverem no forno. Leve as formas ao forno preaquecido e asse por 15 minutinhos.

Cobertura:
Em uma panelinha ponha uma xícara de água e leve ao fogo médio para ferver. Pique o chocolate em pedacinhos e coloque em uma tigelinha resistente ao calor. Coloque a tigela sobre a panela com água fervente. A tigela deve ser maior que a panela, pois não queremos que o fundo da tigela encoste-se à água. Este processo se chama banho-maria e é o ideal para derreter chocolate. Mexa de vez em quando com uma espátula ou colher de pau para ajudar o chocolate derreter.

Quando todo o chocolate estiver derretido, retire a tigela do banho-maria e apague o fogo. Junte o creme de leite ao chocolate e mexa delicadamente até obter uma pasta cremosa. 

Coloque a mistura na geladeira por 15 minutos para que fique no ponto de cobertura. Se a cobertura ainda estiver mole, deixe na geladeira mais um pouquinho.

Depois que os bolinhos estiverem assados, espere que esfriem completamente antes de espalhar a cobertura. Use uma colher ou uma faquinha e comece a criar! Depois da cobertura você poderá colocar granulado, confeitos e até florzinhas para decorar.



Minha festa de faz de conta
Autor: Carolina Villaça Parker e Cristina Villaça
Editora Escrita Fina


Danusa Penna, hiperativa ao extremo, chef amadora, amante de livros de culinária. Acredita que as grandes mudanças podem ser feitas através das caçarolas. E vê na história da gastronomia um pouco da explicação da humanidade. É dona do blog Jeanne Moureau já sabia…, em que também testa receitas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *