Espananews Especial: Bienal do Livro de São Paulo 2014


A Bienal do livro começa no próximo dia 22 de agosto e vai até o dia 31 no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Aqui n’O Espanador vamos comentar um pouco sobre a programação do evento mais importante para o universo dos livros. 

Aqui no blog já falamos sobre alguns dos principais problemas da Bienal de SP (na última edição teve até um diário – parte 1 e parte 2 –  de quem trabalhou na Bienal) e é sempre interessante perceber que as coisas não parecem ter mudado tanto assim. Uma das principais questões continua sendo os objetivos e a forma como a organização vai lidar com a demanda do público e também do mercado.

A discussão é muito mais complexa do que isso e não vão faltar oportunidades para abordarmos essas questões aqui n’O Espanador. 

Diferente da edição de 2012, serão nove dias e não dez de evento. E como sempre acontece, a edição deste ano tenta de alguma forma superar o público do ano passado, que foi de 750 mil pessoas e foram inscritos 480 expositores (entre nacionais e internacionais).


Esse ano a Câmara Brasileira do Livro (CBL) escolheu o Sesc São Paulo para a curadoria da 23ª Bienal Internacional do Livro e eles ficaram responsáveis pelos espaços do Salão de ideias e do Espaço Imaginário.  O tema deste ano é “Diversão, cultura e interatividade: Tudo junto e misturado” e ao todo serão sete grandes espaços: Arena Cultural, Escola do Livro, Cozinhando com Palavras, Salão de Ideias, Espaço Imaginário, Anfiteatro e BiblioSesc .

Na abertura da feira, a atriz Fernanda Montenegro lerá trechos de sermões do padre Antônio Vieira.

Vamos a alguns destaques dessa Bienal divididos pelos espaços:

Arena Cultural
O local onde vão estar os autores Best-Sellers, entre eles alguns destaques:
Harlan Coben – Sábado 23 – 10h30 – “Os Mistérios da ficção Policial”

Cassanda Clare – Sábado 23 – 15h30 – “Universo fantástico da Leitura”

Kiera Cass – Sábado 23 – 18h – “Bate-papo com Kiera Cass”

Affonso Solano, Carolina Munhóz e Raphael Draccon – Quinta 28 – 18h – “Literatura Fantástica – A fantasia ganhando espaço”

Ken Follett – Sábado 30 – 10:30 – “Fatos e Pontos de Vista”

Para saber a programação clique aqui

Salão de Ideias
A nota oficial diz que o espaço traz “discussões atuais e de amplo interesse, abordando temas de relevância social, livro e leitura, literatura e suas conexões com outras linguagens artísticas”. 

A melhor programação da Bienal está aqui, com nomes como: Milton Hatoum, Ziraldo, Eva Funari, Pedro Bandeira, João Anzanello Carrascoza, Ricardo Lísias, Evandro Affonso Ferreira, Alex Ross, Marçal Aquino, Maria Adelaide Amaral, Fernando Vilela, Roger Mello, Odilon Moraes, Paloma Vidal, Sérgio Sant’Anna, Luciana Hidalgo, Patrícia Melo, Cristovão Tezza, Noemi Jaffe, Antônio Prata, Elisa Lucinda, Carlos Nejar, Angélica Freitas, Hans Ulrich Gumbrecht e Silviano Santiago entre outros nomes. 

Entre tantos nomes, destacamos algumas mesas:
Fernando Vilela, Roger Melo e Odilon Moraes – Sábado 23 – das 16h às 17h30 – “Ilustração Brasileira”

Antônio Prata, Gregório Duvivier e Xico Sá – Terça 26 – das 16h às 17h30 – “Ironia Fundamental”

Paloma Vidal, Sérgio Sant’Anna e Luciana Hidalgo – Quarta 27 – das 18h às 19h30 – “Exílio, deslocamento e linguagem na literatura”

Ziraldo, Eva Furnari e Pedro Bandeira – Quinta 28 – das 14h às 15h30 – “Primeiras Leituras para todas as idades”

Para saber mais sobre a programação, clique aqui

Anfiteatro
Com programação relacionada ao Sesc SP, o espaço reunirá espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema, sempre inspirados pela literatura e direcionados a todas as faixas etárias.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Cozinhando com Palavras
A proposta deste espaço é semelhante às edições anteriores da Bienal. Com participação de chefes, estarão em discussão livros de gastronomia, literatura, comida e cultura.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Espaço Imaginário
Espaço voltado ao desenho, numa espécie de “ateliê”. Com 36 encontros com ilustradores, desenhistas, cartunistas e quadrinistas e materiais disponíveis para desenho livre. 

Para conferir a programação completa, clique aqui.

BiblioSesc
Serão dois caminhões-biblioteca (Praça de Histórias e Praça de Palavras), que contarão com 120 atividades, como contação de histórias, espetáculo musicais e leituras.

Para conferir a programação completa: Praça de Histórias e Praça de Palavras

Escola do Livro
Neste espaço, estarão em debate a produção do livro, inovações e tendências.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Com uma programação mais ampla e variada que a edição anterior, a Bienal tenta se aproximar de outros públicos, mas fez algumas escolhas duvidosas e estranhas em sua programação. Agora é esperar para ver se as mudanças melhorarão o evento.

Vale lembrar que todas as editoras e expositores tem eventos em seus estandes. Entre eles, uma notícia curiosa (e engraçada). vale dar uma olhada.

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Quando: de 22 a 31 de Agosto de 2012
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana)
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 9 às 22h (com entrada até as 21h); sábados e domingos, das  das 10h às 22h (com entrada até as 21h)
Ingressos: R$ 12 (segunda, terça, quarta e quinta) R$ 14 (sexta, sábado e domingo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *