[Drops] – Mundo das Copas, O – Lycio Vellozo Ribas

mundo das copas
Depois de ver meu irmão, que não dá a mínima para o futebol, torcendo para os times e até mesmo aprendendo a jogar Fifa me convenço que os grandes eventos como um todo conseguem quebrar a rotina de nossos dias, e até mesmo despertar novos interesses nas pessoas. Ainda me lembro em 1994 da maioria dos jogos do Brasil e a incrível, e tensa, final com a Itália. Apesar da cena de Roberto Baggio chutando a bola para fora ter se tornado icônica, só mesmo quem estava na frente do tubo catódico chuviscado lembra que a emoção que sentiu ao ver a conquista. Creio que essa Copa e a final do Mundial contra o Milan, que rendeu o título ao São Paulo, foram as pedras fundamentais para minha formação futebolística.
Quem nunca leu as nossas descrições do lado direito do blog, pode se surpreender, mas eu e Kalebe somos dois entusiastas que acham imprescindível informar o gosto futebolístico na nossa descrição. O Kalebe aliás já havia falado de Entre os Vândalos brevemente e fez uma lista muito legal com alguns títulos específicos no Tirando Pó de Futebol, que é altamente recomendável. Eu poderia fazer outra… mas o fato é que os bons livros de futebol não mudaram. Na verdade, apesar de sermos o país do dito cujo, nossa literatura esportiva é bem fraca na minha opinião, ainda temos os textos de Nelson Rodrigues como referência e pouca coisa realmente nova, tanto é que minha surpresa esse ano foi ver reeditado novamente aquele que considero ser o melhor livro sobre o assunto: O mundo das Copas.

E quando falo assunto, digo no geral mesmo. Apesar de estar centrado no torneio que hoje a Fifa tenta destruir com burocracia, o que observamos na leitura do tomo é a própria evolução do esporte desde sua criação e realização do primeiro torneio em 1930, até os dias de hoje. Desde que ainda tentava se controlar os esquemas táticos com 5 atacantes fixos nas seleções de 30, até os modernos esquemas com o ponta que recompõem a defesa tão utilizado no nosso país hoje (4-3 (2)-3). Passando pela história do Brasil e como esta influenciou as seleções das respectivas épocas, assim como a história criou, destruiu e influenciou a maneira como o futebol é jogado.
O livro é dividido em partes, com a história do Brasil, a história geral e uma pequena análise de cada jogo de cada uma das Copas, além de uma análise minuciosa dos grandes lances, aqueles que entraram para a história, mostrando posicionamentos, acertos e falhas que levaram ao lance. Para aqueles que querem mais informações, o livro tem o desenho tático de todas as eras, as seleções ideais da Copa e dos países misturando todas as épocas para construir o time perfeito. No seu apêndice ainda temos vários fatos estatísticos importantes para o evento.
Eu li livro de cabo a rabo em 2010 e ainda não encontrei uma história concisa da Copa e do futebol melhor que esta pesquisa de Lycio que consumiu 6 anos para finalização. O livro logo após a Copa da África foi descontinuado na editora Lua de Papel, algo bem ilógico, pois apesar de se tratar da Copa do mundo e podendo ser visto como algo pontual, o trabalho do jornalista é uma enciclopédia completa para ser consultada sempre. Arrisco dizer que é um livro de cabeceira para quem gosta do assunto, só precisaria ser atualizado. E após quase 4 anos fora de catálogo, eis que ele voltou por uma outra editora, Academia do Livro, em uma edição com uma capa bem mais bonita, diga-se de passagem. Torço para que dessa vez ele continue sendo reeditado, pois a qualidade de livros sobre futebol fica restrita a biografias de Neymar, vários sobre a história de clubes, ou juvenis com fotos de atletas. Obras que tratem o futebol a sério são poucas e esta é uma delas.
Se você está no clima da Copa e quer conhecer mais sobre o assunto, este é uma boa porta de entrada. Se você quer aprofundar conhecimentos e pegar a parte técnica-histórica do futebol, este também é um ótimo livro, pois informação é o que não falta.
O mundo das Copas
Autor: Lycio Vellozo Ribas
Editora Academia dos Livros
448 pgs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *