[TIROLEITE DE FAMÍLIA] Tema de hoje: Sempre vou te defender

Por: Bruno Leite

Olá, você dona de casa, você leitor, você que está na creche, no orfanato, no asilo, na penitenciária… O programa de hoje vai tratar de um caso que abalou as estruturas do mundo literário. Vocês se lembram do Harry Quebert? Sim, o autor vencedor do Pulitzer e do Booker Prize; recentemente encontraram uma ossada em seu jardim, junto com essa ossada, os originais do seu livro mais famoso “As Origens do Mal” e na primeira página uma dedicatória absolutamente funesta. Pra falar mais sobre esse caso, vamos chamar ele, o escritor queridinho da América Macus Goldman, pode entrar Marcus!

Boa tarde, Bruno!

Boa tarde, Marcus! Conta primeiro pra gente a sua história com o Harry, por favor

Bem, eu conheci o Harry na faculdade, ele era meu professor e com o passar do tempo acabou se tornando mais que um metre, se tornou um amigo, um referencial, alguém a quem eu podia recorrer sempre, sabe? Recentemente eu tinha um contrato pra cumprir com a minha editora, tinha que entregar meu segundo livro e às portas da data final eu não tinha escrito uma linha e o Harry esteve lá, sempre generoso, me estendeu a mão, me chamou pra passar um tempo em sua casa, clareou minhas idéias, me orientou de maneira brilhante, como sempre e assim que eu voltei pra Nova York fui bombardeado com essa notícia e a única coisa que passou pela minha cabeça na hora foi: vá ajudar quem sempre fez de tudo por você.

Que lindo, Marcus! Gente, pros desavisados de plantão, o Marcus é uma das grandes revelações da literatura americana, é minha gente, ele não é só esse rostinho lindo não! Tem muita cuca no lance! Mas Marcus, você resolveu investigar essa situação por conta própria e aí, o que você pode adiantar pra gente?

O corpo encontrado na casa do Harry é da adolescente Nola Kellerman que desapareceu em agosto de 1975 e desde então não se tinham notícias dela. Ela tinha 16 anos quando o crime ocorreu e o que se sabe até agora é que ela tenha morrido em decorrência de uma pancada desferida em seu crânio.

Creeeeeendospai! Como pode né gente? Você lá na flor da idade e é assassinada assim…

Pois é Bruno, bem como se passaram mais de 30 anos desde o ocorrido a investigação encontra muitas dificuldades, algumas pessoas simplesmente se recusam a falar tudo o que sabem, outras não tem mais provas físicas do que afirmam e tudo se desencontra com muita facilidade.

Mas não aqui, Marcus! Aqui no palco do Tiroleite de família tudo se esclarece! E por isso vamos chamar aqui no palco o pai da Nola, o pastor David, pode entrar, por favor!

Boa tarde, Bruno.

Boa tarde, seu pastor! Me conta esse babado, minino! Como foi que tua filha suverteu assim no mapa?

Olha, eu não vou falar nada por que tudo o que eu tinha o que falar eu já falei pra polícia na época! Se vocês quiserem vocês leiam o inquérito, cansei desse circo em cima da minha filha, vocês não sabem respeitar a dor de ninguém! Vim pra cá achando que ia participar de um culto do R.R. Soares e me botam nessa baixaria….

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=watch?v=YltS6e5nhQU#t=01m23s]


BAIXARIA NÃO! BAIXARIA É VOCÊ! Baixaria é deixar a sua filha sumir enquanto ficava trancado dentro daquela garagem escutando a mesma música, o tempo todo, no último volume! Produção, tira esse palhaço daqui que eu não sou obrigado….

Mas Bruno, talvez seja importante o senhor Kellerman ficar mais um pouco!

Ok, Marcus, vou deixar isso com a platéia. Alguém tem alguma pergunta ao pastor??

Oi Bruno, aqui! Com licença, eu queria dizer que tipo de pai é esse que descuida da filha, deixa ela sumir, não procura por ela esse tempo todo e ainda vem na televisão dar escândalo, ele acha que Deus se agrada com essas coisas? Acho muito fácil ele deixar a filha sumir, queria ver se fosse na família dele, se ele ia ter a mesma atitude… 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=YltS6e5nhQU]


É isso senhor Kellerman, muito obrigado pela sua participação, mas pode ir que tem uma van aqui na porta que vai te levar até Aurora, muito obrigado. Agora, eu vou chamar no nosso palco a família Quinn. A família Quinn é composta por Tamara Quinn, na época do desaparecimento dona do restaurante Clark’s, seu marido Robert que ela carinhosamente chama de Bobbo e Jenny, filha do casal, responsável atualmente pelo restaurante. Pode entrar família Quinn!

Olás! Tudo bem com vocês? Senhora Tamara, é verdade que o escritor Harry Quebert escreveu “As origens do mal” em seu restaurante ?

Ah sim, aquele depravado escreveu aquela imundice no meu respeitável restaurante sim.

Mas, senhora Tamara, porque tanto rancor nesse coraçãozinho? A senhora sabe de algo que queira compartilhar conosco?

Sei sim, sei de muitas coisas, mas não vou falar sobre isso agora, só queria dizer que eu repudio totalmente esse livro, este homem e esse comportamento doentio! Onde já se viu, seu Bruno, um cavalão de trinta e poucos anos com uma menina que mal tinha saído dos cueiros !!

Mas dona Tamara, a senhora por acaso leu “As origens do mal”?

Li, mas gostaria de não ter lido aquelas porcarias todas.

Bem, se a senhora leu, viu ali como o amor dos dois foi sofrido e bonito em sua completude. Eles sofreram por isso mas nada pode parar dois corações apaixonados.

Vocês estão todos corrompidos e cegos! Ela tinha o que? 15, 16 anos na época ? Sangue de Jesus tem poder…

Bem, Jenny, e você? Como reagiu a notícia do desaparecimento e da descoberta do corpo?

Ah…. Chocada. Eu e Aurora inteira ficamos em choque. O senhor sabe, é uma cidade pequena, qualquer boato se torna muito maior. Eu senti muito a perda de Nola, sabe? Ela trabalhava no nosso restaurante aos sábados e…

E.. Vc vai continuar daqui a pouco Jenny, porque agora é hora de falar de coisas boas, agora é hora de falar de momentos felizes e qual a melhor maneira de termos momentos felizes, hein Aracy?

Ahh Bruno, a melhor maneira de termos momentos felizes e com qualidade, sem dúvida é lendo. Por isso que a Intrínseca tem uma grande variedade de títulos que vão agradar a família inteira! São autores premiados, aclamados pelo público, editados em papel pólen, com capas lindas, olha Bruno, não tem um dia em que eu não veja um médico relatando os benefícios do hábito da leitura. E SÓ HOJE !! Promoção exclusiva!! quem comprar um livro da intrínseca A G O R A pode dividir em até três vezes sem juros, dependendo das condições de pagamento da sua livraria preferida. É aposentado? Temos livros com letra grande pra você ! Leia mais, leia Intrínseca !

Obrigado Aracy, muito obrigado pela sua presença que até em texto redigido tem uma voz pior que uma taquara rachada. Agora vamos voltar pra família Quinn… Ué, cadê a família Quinn? Marcus, você sabe de alguma coisa?

Eles voltaram todos pra Aurora correndo, Bruno. Parece que houve um imprevisto…

Bem, e agora, produção ?  Prepara os episódios do Chaves que eu já vou finalizar aqui chamando ele, o autor mais comentado do momento, o suspeito número um do caso Nola Kellerman: entre por favor, Harry Quebert!

Olá, Bruno. Tudo bem?

Vou bem, obrigado. Harry, gostaria que você fechasse nosso programa dizendo o que você acha dessa história toda.

Olha, acho tudo um grande equívoco, isso tudo é uma maluquice, eu jamais teria coragem de tocar na Nola a fim de maltrata-la, vocês estão transformando a lembrança mais linda que tenho em pura tristeza, respeitem o coração desse homem que vai ser sempre apaixonado, que sempre vai perder o ar ao se lembrar de seus passos chegando e que fica com os olhos marejados pra tentar se lembrar daquele mar que era só nosso! A propósito, Marcus, você tem alimentado as gaivotas?

Sim, Harry, eu tenho alimentado elas todos os dias.

Obrigado, Marcus. Nunca se esqueça das gaivotas!

Ain, doutora Anahí, que que a senhora achou? Meu coração tá aqui estribuchado…

Eu adorei, esse livro é maravilhoso e como já disseram, nada do que você leu pode te preparar para essa maravilha! Inteligente, divertido, cativante, tenso e o principal, uma grande história! Garantam já os seus exemplares!

Obrigado doutora. Marcus, boa sorte com as investigações; Harry, boa sorte com a sua história mal fadada de amor e pra vocês que estão em casa, beijo grande, obrigado pela audiência e lembrem-se sempre que aqui vocês tem um amigo. Um beijo e fiquem com Deus!

A verdade sobre o caso Harry Quebert
Autor: Joël Dicker
Tradução: André Telles
Editora Intrínseca
576 pgs

Bruno Leite: Um taurino neurótico. Um beatlemaníaco que samba. Porque literatura é luz, raio, estrela e luar.

Um comentário em “[TIROLEITE DE FAMÍLIA] Tema de hoje: Sempre vou te defender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *