[Drops] 13

Já na sua apresentação, Gustavo Duarte nos conta que teve a ideia para este livro enquanto organizava as suas ilustrações, depois de 13 anos de trabalho. Resolve, então, lançar de forma independente (assim como os títulos que os tornaram conhecidos, , Taxi e Birds) 13.

O volume reúne ilustrações selecionadas pelo autor que resumem a sua carreira. Há capas de revistas, charges esportivas, políticas, caricaturas e algumas ilustrações que jamais foram utilizadas.

O mais bacana do livro é acompanhar a evolução da carreira de Duarte e também as suas influências. O artista trabalhou durante muito tempo fazendo charges para o jornal Placar, então há muitos trabalhos relacionados ao esporte, principalmente ao futebol. Há também muitas charges de cunho político (ele também trabalhou na Folha de S.Paulo), além de algumas homenagens (como os Piratas do Tietê, personagens clássicos do Laerte.


Também podemos ver a sua versatilidade. Não só para assuntos, mas para técnicas também. Numa página temos uma caricatura de Cartola que parece feita num traço contínuo, e mais pra frente nos deparamos com uma ilustração de Roger Rabbit, com bem mais detalhes.

Como dissemos tantas outras vezes, o traço de Gustavo sempre impressiona. Mesmo num “simples” desenho, é possível ver como há movimento e expressividade nos personagens. E mesmo naquelas ilustrações em que podemos ver que existem muitos detalhes a imagem parece limpa, como se ali não houvesse muita dificuldade (mas não vamos nos enganar, certo?).

Outra coisa bacana é pescar o humor e as referências que o artista usa. Algumas se repetem em seus livros (mas isso não quer dizer falta de criatividade. Essa autocitação é muito divertida, na verdade).

Não sei se 13 é a melhor forma de começar a conhecer Gustavo Duarte. Apesar de mostrar um amplo leque de possibilidades, acredito que as histórias são mais aconselháveis (qualquer uma delas, sério!). Mas para aqueles que, como eu, já acompanham o trabalho do artista, o livro é um prato cheio. Para matar a saudade, enquanto uma nova história não vem.

[Em tempo: no blog de Duarte, ele anuncia que este ano ele lançará pela Cia das Letras um volume com três histórias: duas inéditas e a esgotadíssima . Ainda não há data certa para o lançamento.]

13
Autor: Gustavo Duarte
www.gustavoduarte.com.br
108 pgs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *