Espananews S02 #16

Flipside
Começa dia 4 (sexta-feira) o braço inglês da Flip, a Flipside. A ideia é discutir a música e a literatura brasileira em terras inglesas. Ou, como o site anuncia: um fim de semana de eventos literários estimulantes, novos escritores (ou novas narrativas), música, dança, arte, atividades infantis + comida e bebida brasileira. O festival é organizado pela Liz Calder (idealizadora da Flip) e acontecerá na pequena cidade inglesa de Suffolk. Sente só o clima do lugar:

Os homenageados desta primeira edição serão Vinícius de Moraes e Tom Jobim, que serão o tema do show de abertura.

Nos outros dias do final de semana, na programação principal, encontros entre autores brasileiros e ingleses. Exemplos? Ian McEwan e Milton Hatoum falarão sobre suas inspirações para escrever, Will Self e Bernardo Carvalho discutirão suas influências e obsessões. Além disso, autores brasileiros como Adriana Lisboa, Ana Maria Machado, José Miguel Wisnick, Fernando Vilela e Ferréz fazem parte da programação (que se espalha em outros eventos, com oficinas e conversas mais próximas do público).


Um dos eventos de encerramento é o lançamento de uma coletânea de autores nacionais, chamada Others Carnivals: New Stories from Brasil, com texto de autores convidado e outros autores. A seleção ficou por conta do jornalista (e mediador de muitas boas mesas da Flip) Angel Guría-Quintana.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

[Para ler] McEwan e o Brasil
Por conta da Flipside, o escritor Ian McEwan deu uma entrevista para a BBC. Ele elogia o texto da Tatiana Salém Levy que está na coletânea Others Carnivals, fala da sua relação com o Brasil e conta que se fosse usar um cenário estrangeiro no seu livro, seria São Paulo. Você pode ler a entrevista aqui.

[Do arquivo] Mais McEwan
E já que estamos falando do autor inglês, temos um texto sobre a entrevista coletiva que ele deu na Flip de 2012. Ele fala sobre a sua obra e sobre pescar trutas. Aqui.

Pré-Balada Literária
Para quem está em São Paulo, amanhã (dia 5) acontece, no Espaço B_arco, a Pré-Balada Literária: esquentando os copos e os parágrafos.

A Balada Literária, organizada pelo autor Marcelino Freire, só acontece entre os dias 20 e 24 de novembro, mas algumas coisas já começam a acontecer para aquecer o já tradicional evento. E para começar, uma bate papo com jovens autores:
Japa Tratante (De Propósito); João Vereza (Noveleletas – Prêmio Sesc de Literatura 2013); Luis Rafael Montero (Boca Santa); Lucimar Mutarelli (Férias na Prisão)Paula Bajer (Viagem Sentimental ao Japão); Renan Inquérito (Poucas Palavras); Sérgio Melo (Inimigo em Testamento). Também será exibido o documentário SP – Solo Pernambucanode Wilson Freire e Leandro Goddinho. 

Mais informações aqui

Random House na TV
A editora Random House acaba de fechar um contrato com o canal inglês Channel 5 para produzir sua 1ª série de animação infantil. Wanda and the alien será baseada numa série de livros escritos e ilustrados por Sue Hendra.

A Random recentemente abriu a Random House Children’s Screen Entertainment para produzir animações. O primeiro programa já tem fechado 52 episódios de 10 minutos e estreará em 2014.

Booktrailer: Todos nós adorávamos caubóis
A Cia. das Letras acaba de divulgar um booktrailer do novo romance de Carol Bensimon, Todos nós adorávamos caubóis, que será lançado este mês. A autora participou da coletânea da Granta de jovens autores brasileiros com um trecho do livro.


Visual Editions, Crowdfunding e Don Quixote
A (bacanérrima) editora inglesa Visual Editions abriu um crowdfunding para financiar o seu próximo projeto: o clássico Don Quixote. Para isso, eles pretendem que o fotógrafo Jacob Robinson pegue uma van e viaje pela Espanha (para La Mancha, mais especificamente) para fazer as imagens do livro. Para dar uma ideia, eles fizeram uma montagem para mostrar como ficaria o livro:


Para saber mais sobre esse projeto, clique aqui.

[Do arquivo] Visual Editions
Há um ano o Menezes fez um texto apresentando a editora e seus títulos lançados até então. Você pode ler aqui.

Graphic MSP: Piteco
Ontem, pelo Twitter, o editor do projeto Graphic MSP, Sidney Gusman, divulgou uma série de previews do próximo laçamento: Piteco Ingá.

O quadrinho terá seu lançamento oficial na FIQ (que acontece em novembro), mas já tem pré-venda em alguns sites. Neste volume, roteiro e ilustrações ficaram por conta do quadrinista independente Shiko. Abaixo, uma montagem com trechos da história que também foram divulgadas ontem:

Um comentário em “Espananews S02 #16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *