Espananews S02 #15

Clarice no Fantástico
As cônicas escritas por Clarice Lispector para os jornais Correio da Manhã e O Comício estão sendo adaptadas pelo diretor Luiz Fernando de Carvalho para um quadro no Fantástico. Chamado de Correio feminino (mesmo nome da coletânea que reúne esses textos, publicado pela Rocco), a microssérie tem Maria Fernanda Cândido como a narradora, Helen Palmer.

Filme novo do Harry Potter?
A Warner anunciou um acordo com J.K. Rowlling e vai levar ao cinema mais uma aventura do mundo de Harry Potter. Só que não vai ser exatamente do jeito que imaginávamos. Explico: a ideia da Warner é levar o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, escrito sob o pseudônimo de Newt Scamander (J.K. já gostava de pseudônimos há muito tempo, ainda que esse todos sabiam que era mentira, diferente da confusão que foi aquela história do livro escrito sob o nome de Robert Galbraith), que não é necessariamente uma prévia ou continuação de Harry Potter, e sim um livro que se insere dentro do universo (a capa do livro tem o um adesivo que diz que o dono é o próprio Harry) e além de tudo, na época do lançamento, a renda arrecadada da venda do livro foi doada a projetos que lidam com populações carentes pelo mundo todo.

A história se passa 70 anos antes da saga de Harry. E a intenção da Warner é fazer dessa série uma nova franquia. No seu site oficial a própria J.K. soltou um comunicado:


“Tudo começou quando a Warner Bros me veio com a sugestão de transformar’ Animais Fantásticos e Onde Habitam’ em um filme. Eu pensei que era uma ideia divertida, mas ver Newt Scamander, o suposto autor do livro, realizado por um outro escritor foi difícil. Tendo vivido por tanto tempo em meu universo ficcional, me sinto muito protetora já sei muita coisa sobre Newt. Como alguns fãs de Harry Potter vão saber, eu gostava tanto dele que casei seu neto, Rolf, com uma das minhas personagens favoritas , Luna Lovegood. E assim que eu acabei lançando minha própria ideia de um filme para a Warner Bros. Embora ele será definido na comunidade mundial de bruxos e bruxas que eu estava tão feliz por 17 anos, Animais Fantásticos e Onde Habitam não uma sequência e nem uma prévia da série Harry Potter, mas uma extensão do mundo bruxo. Eu sempre disse que eu só iria revisitar o mundo dos bruxos, se eu tivesse uma idéia que eu estava realmente animado sobre e é isso.”
(tradução do Cinema com Rapadura)

Só temos duas perguntas sobre isso:
Será que vamos ver um filme sobre o passado de Dumbledore e a ascensão de Voldemort?
Porque a Luna não casou com o Neville (poxa, ele era um cara muito legal!)?

[Para ler] Fim dos livros?
Com a chegada dos ebooks e readers mais práticos e baratos, diversos “cavaleiros do apocalipse” decretavam o fim dos livros, o fim das livrarias, o fim do mundo como conhecemos…

De fato, algumas relações se modificaram. Mas será que foi tudo isso mesmo? Saiu esta semana uma matéria no site da revista Exame que conta que a venda de ebooks está desacelerando. E o futuro das livrarias parece mais promissor. Será? Vale a discussão!

Novo selo da Autêntica

O Grupo Autêntica agora conta com mais um selo. Depois de Gutemberg e Nemo (uma das favoritas aqui d’O Espanador), eles lançam Vertigo, de romances policiais.

Porém, o selo pode ser subdividido em 3 áreas: romances de época, os Scandi Crime (algo como a nova literatura escandinava) e por fim os thrillers.

Os primeiros títulos já foram lançados. São eles: Sete dias em River Falls, do francês Alexis Aubenque, Os sete crimes de Roma, policial de época escrito por Guillaume Prévost (e que tem como detetive Leonardo da Vinci), A Fera Interior da dupla Lotte e Søren Hammer,  e Meu primeiro assassinato, da finlandesa Leena Lehtolainen.

Terapia HQ no Catarse
Tudo bem que o pessoal já conseguiu alcançar o objetivo principal, mas ainda dá tempo pra colaborar com um projeto bem bacana no Catarse.

O pessoal da Webcomic Terapia vai lançar o primeiro volume das histórias impressas. Pra quem ainda não conhece eles publicam toda quarta feira no portal Petisco. (Já conhece? se não clique aqui e conheça). Para ver como é o projeto do livro dos caras, é só vir aqui.

[Do arquivo] Crowdfunding
O Kalebe já falou aqui no blog sobre a número cada vez maior de quadrinistas que usam os sites de crowdfunding para publicar o seu trabalho. Leia aqui.

Revistas de literatura
Em tempos de suplementos literários encolhidos e revistas como a Bravo fechando as portas, duas revistas só sobre literatura despontam. A primeira, que terá distribuição gratuita, vem de Curitiba e se chamará O Mapa. A publicação, que será bimestral, é uma parceria com a editora/livraria Arte & Letra e publicará alguns artigos traduzidos do jornal The New York Times e da revista New York Review of books, além, é claro de material de colaboradores próprios. Segundo a coluna da Raquel Cozes, o primeiro número, que sai em outubro, traz temas variados: das preferências literárias de Dan Brown, a leitura crítica das obras de Daniel Galera e Daniel Pellizzari.

A outra publicação será um encarte dentro da Revista Brasileiros. Já circula desde a edição de setembro e é editado pelo jornalista Daniel Benevides. O caderno terá espaço para abordar assuntos relacionados aos livros, críticas, entrevistas e também terá espaço para a publicação de ficção inédita.

[Mania de lista] Deixados para trás
O jornal inglês The guardian fez uma pesquisa curiosa: Quais são os livros mais esquecidos em quartos de hotel? O resultado você pode ver aqui.

2 comentários em “Espananews S02 #15

  1. Oi Bell,
    pois é,… na verdade fico curiosa como será isso… provavelmente a JK terá de criar uma história, ou permitir que alguém o faça… afinal, o livro é quase um manual, né?

    bjsss, Ju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *