[Drops]: [Manual Prático de bons modos em Livrarias] – Lilian Dorea

MANUAL
Cenário: Domingo, livraria cheia de gente fina, elegante e sincera. Só que ao contrário. Livreiro está cercado de fregueses ansiosíssimos, por atendimento, quando surge a pessoa mais ansiosa, dentre todos os fregueses, que se mete no meio dos demais e olha suplicante para o livreiro.
FREGUESA (sem respirar): RESERVEI UM LIVRO POR TELEFONE, ONDE EU TIRO? ONDE?
(Educação, gentileza, MIMIMI: a gente vê por aqui.)
LIVREIRA: A senhora está vendo aquela estante com os guias de viagens? A central de reservas fica logo atrás.
(Freguesa corre e pra que agradecer, não é mesmo? Livreiro acompanha o movimento da freguesa: ela para diante da estante descrita, começa a percorrer os olhos pelos guias de viagem e volta, aflita, segundos depois)
FREGUESA: EM QUE ORDEM ESTÁ AQUELA ESTANTE? NÃO TÔ ACHANDO O LIVRO QUE RESERVEI!
pág 94

Eu gostaria de dizer que essa história e todas as outras que compõem o pequeno volume editado pela Seoman são produto de uma mente original e hiperbólica de Lilian Dorea/Hillé Puonto, mas devo informar que por mais inacreditável que seja, histórias como essas, cheias de carinho e amor, são constantes em linha de frente de livraria, e acho que do comércio em geral. Também já fui da trincheira (e de vez em quando volto) como a autora, e já fui jurado de morte (livros didáticos e Lúcifer na Brasa), assediado, já me pediram livro só pela cor da capa (vermelho, amarelo, azul e todas as cores do arco-íris), já vi cartão de pontos ser quebrado e jogado no operador de caixa, clientes se pegando no banheiro, roubando livros de 12,90, entre outras coisas que só a profissão que lida diretamente com clientes poderia oferecer. Daria para escrever um livro… entretanto eu não tive essa ideia, mas Lilian teve. Mais especificamente um blog que virou livro.

O blog, para quem desconhece, é o mesmo título do livro-presente, e traz vários casos bizarros há mais ou menos 3 anos, tanto que já aconteceram com ela, quanto com outros colegas de profissão e pode ser acessado neste link. Mas como que para provar que o e-book não vem para acabar com a encadernação do livro físico, todo o sucesso do blog e comentários a respeito levaram a publicação da presente coletânea, que é um ótimo presente para quem gosta de livros. Apesar que devo salientar: é tudo real. Pessoas acharem que Clarice está viva, ou que Dom Casmurro pocket é resumo, é mais normal do que vocês podem imaginar.

Entretanto esta obra (tanto blog quanto livro) não é uma crítica aos clientes, como alguns acham que é, e sim um passatempo descontraído por causos e delírios não só dos clientes, mas dos livreiros, onde a autora nos revela até seus delírios pessoais enquanto livreira. Nada hardcore, mas vale para equilibrar e demonstrar que os lapsos ocorrem com tudo e com todos. Outra boa adição da edição é colocar um pequeno guia de livrarias a se visitar que tem indicações mais desconhecidas como a Livraria Gourmet em SP (especializada em Culinária), Point HQ em Minas Gerais, Vila7 em Recife, especializada em livros infantis, além de muitos outros e sites diversos para se acompanhar o mundo literário. A edição é muito bonita e em tamanho pocket (pois é um manual pratico não?) , traz ilustrações bem coloridas feitas por Diogo Machado das situações narradas, e apesar de sua beleza, às vezes elas acabam entregando a piada antes do tempo, como na situação do Aurélio.

Essa é uma obra sobre livreiros, e apesar de achar que aqueles que estão, ou que já passaram, pelo mercado do livro, vão se identificar com mais facilidade, as loucuras narradas procuram ser acessíveis a todos. A maneira descontraída como Hillé/Lilian escreve contribuí para aproximar todos da leitura, e é o motivo principal do sucesso do blog. Ou seja, é uma obra sobre livreiros para amantes do livro, ou simplesmente, se você quer rir um pouco com humor de qualidade.

[manual prático de bons modos em livrarias]
Autora: Lilian Dorea/ Hillé
Ilustrações: Diogo Machado
Editora: Seoman
232 pgs

2 comentários em “[Drops]: [Manual Prático de bons modos em Livrarias] – Lilian Dorea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *