Espananews S02 #14

Fliaraxá
Começou ontem (dia 19) e vai até domingo (22) o 2ª Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, em Minas Gerais. A programação, que tem como autor homenageado Vinícius de Moraes, traz uma série de autores nacionais, como Luiz Rufatto, Ruy Castro, Paula Pimenta, Mary del Priori, entre outros. E o Festival conta com uma homenagem à Adélia Prado, que receberá o 1º Prêmio Fliaraxá.

Para conferir a programação completa, acesse o site (que está transmitindo ao vivo as mesas). E a entrada no evento é gratuita!

Tarrafa Literária
E semana que vem é a vez de Santos (São Paulo) ter a sua festa. Começa dia 25 (quarta-feira) e vai até dia 29 (domingo) a 5ª edição da Tarrafa Literária. O festival está com uma programação bem variada, com entrada gratuita também! Confira a programação e todas as informações aqui.

Fantasticon
Ainda este fim de semana (dias 21 e 22) acontece em São Paulo a Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica.

O evento acontece na Biblioteca Viriato Corrêa, especializada no gênero, com entrada gratuita para todas as mesas redondas e oficinas.

Para mais informações, acesse o site do evento.


[Leituras Compartilhadas]
Já foi escolhido o próximo livro do Leituras Compartilhadas, nosso Clube de Leitura!

Leremos As nuvens, do autor argentino Juan Jose Saer.

Nosso encontro será no dia 17 de outubro, a partir das 19h, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis (mais informações de como chegar, clique aqui

[Para ver] A Denise, do canal 100 anos de literatura já  fez um vídeo sobre o livro em que ela também fala um pouco sobre o autor:

 

Mudanças no Man Booker Prize
Semana passada a organização do Man Booker Prize anunciou a sua shortlist do ano (não viu? clique aqui) e acaba de anunciar mudanças na próxima premiação.

A partir do ano que vem, a organização também poderá nomear autores que não sejam do Reino Unido (regra atual). Autores que foram publicados em inglês no Reino Unido também poderão ter seu lugarzinho na lista. Com a nova regra, será a primeira vez que autores americanos poderão concorrer ao prêmio, que é um dos mais prestigiados.

Jabuti
E a organização da 55ª edição do Prêmio Jabuti anunciou a lista completa de concorrentes este ano. São 27 categorias (de romance, passando por infantil, ilustração, culinária, direito, reportagem e tantas outras), com 10 indicados em cada uma delas (apesar de algumas categorias terem mais participantes por conta de empates nesta primeira fase).

O resultado da premiação será anunciado no dia 17 de outubro. O esquema é bem parecido com a do ano passado: 3 jurados por categoria deram notas a todos os livros inscritos. Escolhidos os finalistas, as notas são zeradas e os mesmos jurados devem reavaliar os títulos. A grande mudança é que as notas devem ser de 8 a 10, por conta da polêmica do ano passado.

O vencedor de cada categoria ganha um prêmio de R$ 3.500. Após o anúncio, esses livros entram em outra disputa: o livro de ficção do ano e o livro de não ficção do ano. Os grande vencedores recebem o prêmio de R$ 35 mil.

Para conhecer todas as categorias e finalistas, clique aqui.

[Do arquivo] As loucas aventuras do Jurado C
Para quem não lembra da polêmica em torno do Jabuti do ano passado, acompanhamos de perto o que acontecia e a repercussão dos resultados da premiação. Então vamos recapitular?

Quando os ganhadores foram anunciados e a questão das notas baixas de um certo “jurado C” causaram desconforto.

A repercussão: nas editoras, Ana Maria Braga e Oscar Nakasato…

O Jurado C é finalmente revelado.

O gigantesco livro do Joe Sacco
A editora W.W. Northon revelou algumas imagens do próximo lançamento do quadrinista Joe Sacco. O livro, chamado The great war – July 1, 1916: the first day of the battle of the Somme, faz um panorama sobre o primeiro dia de batalha em Somme, durante a 1ª Guerra Mundial. Neste dia em específico, mais de 20 mil soldados ingleses foram mortos e 40 mil ficaram feridos.

O grande diferencial do livro, no entanto, está na sua apresentação: as páginas são sanfonadas e abertas formam um painel do cenário da guerra de cerca de 7 metros!

O lançamento está previsto para 10 de outubro. 

O quanto você conhece Franzen?
Conhecido como um autor um tanto rabugento, Jonathan Franzen, acabou gerando um jogo bem divertido. O site Hudsonhongo criou um teste em que você deve reconhecer, entre comentários feitos no Youtube (onde impera o caos e o non-sense xarope), aqueles que realmente foram feitos pelo autor.

Qual o seu resultado?

[Mania de listas]
Autores às vezes podem ser muito sacanas. Eles anunciam uma nova obra e ela nunca chega. Ou ainda aqueles em que há lendas e lendas de livros que ainda não foram publicados e só ficam nos boatos.

Esta lista mostra 12 livros não publicados e o que se sabe sobre eles até agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *