3 anos de Espanador – Que venham ainda mais livros…

Como disse a querida Luani no post anterior, essa semana, mais precisamente no dia 2 de agosto O
Espanador completa 3 anos.

Acho que já fiz um outro texto elogiando e celebrando, como no ano anterior, mas acredito que, assim como nos nossos aniversários, ou mesmo o final do ano (para quem curte, lógico), essa data serve para um pouco de reflexão. Pararmos pra pensar o que foi feito, entender algumas das coisas que funcionaram ou as que não deram muito certo e porque não comemorar.

Acho que todos já ouviram a história do começo do blog, mas quem ainda não conhece clique aqui.

Faz um pouco mais de 2 meses que eu penso nessa semana de aniversário. Nos reunimos algumas vezes, tivemos excelentes ideias, conversamos a respeito, mas chegamos à conclusão (ainda que não tenha sido falado de uma forma mais clara e tenha ficado implícito, num entendimento que veio com o tempo e me deixa muito feliz) de que não dava pra fazermos algo igual para todos. A principal característica d’O Espanador são as nossas diferenças. Ficou meio confuso, deixa eu tentar novamente. O mais interessante do blog é variedade de temas e gostos. Ainda que Literatura seja o que nos move, difícil pensar em um blog que fale sobre livros que consiga falar em uma semana de temas (nessa ordem) como Literatura Infanto Juvenil, Literatura contemporânea, Clássicos, Física Quântica, Não ficção e Quadrinhos. Acho que agora eu consegui provar o meu ponto.

Até mesmo por essa característica, ficamos à vontade para fazer uma semana de textos ainda mais livres (não que exista algum tipo de pauta, mas livre no sentido de fugirmos um pouco das resenhas habituais). E acho que isso pode render mais alguns textos comemorativos durante o mês de agosto. Não que vamos abandonar as resenhas, não é nada disso. Assim como já fizemos nas férias de janeiro, com as Espanadas de Verão, esta semana vai ser mais ‘leve’.

Quem acompanha o Blog percebeu que nessas últimas 3 semanas foram poucos os posts, algo que nunca tinha acontecido. Peço desculpas por esses textos mais espaçados, mas como acontece com todas as pessoas, o mundo anda mesmo muito corrido e manter um blog com textos quase diários não é fácil e precisávamos de um descanso. Mas isso não foi muito planejado porque nesse meio tempo aconteceu uma das experiências mais bacanas que O Espanador me proporcionou: no dia 18 de julho aconteceu o nosso 1º Clube de Leitura. E bem, foi incrível.

Ao pensar no texto de hoje, muitas coisas vieram à cabeça. Depois que eu li o texto da Luani, mais outra opção surgiu. Pensei em falar do que aconteceu de 1 ano para cá. Ainda que essa resposta seja muito complicada, só consigo pensar em 2 coisas que me marcaram: O nosso canal do Youtube (você ainda não conhece? se inscreve lá!) e o nosso Clube de Leitura. Mas eu prometo dois textos sobre esses dois eventos para os próximos dias (ou semanas, vamos lembrar que é um mês de celebração!).

Agora eu vou a parte fundamental desse texto, agradecer. Esse blog não existiria sem o respeito e a amizade da Juliana, Amanda, Luani e do Mano Menezes. Sou muito feliz por ter todos vocês na minha vida. Quero agradecera os colaboradores Bruno, Matias, Ricardo e todos aqueles que já contribuíram com o Espanador. Obrigado ao grupo mais que especial dos blogueiros e vlogueiros sensuais. Obrigado a todos os amigos que me apoiaram e ainda apoiam, mesmo depois desse tempo todo.

O Espanador nasceu de uma vontade (ou necessidade?) de nos expressarmos, sobre aquilo de que mais gostamos e através dele conheci pessoas incríveis. Não esqueço a sensação maluca e incrível de cada vez que eu digo que tenho um blog, alguém falar “Ah, eu conheço o Espanador”. Pensando como eu sou um péssimo divulgador, ver isso acontecer é mesmo muito bacana.

Em um mundo que muda tão rápido, o Espanador é uma das constantes da minha vida. Penso muito no blog, muito mesmo. E tenho um orgulho imenso de tudo que fizemos até aqui

Mas o agradecimento mais especial, vai para você que acompanha o Espanador.
Queria poder agradecer pessoalmente.

Obrigado mesmo.

Que mais venham ainda mais livros e mais anos de Espanador!

7 comentários em “3 anos de Espanador – Que venham ainda mais livros…

  1. Bonito texto! Só quero deixar aqui meus parabéns! Parabéns pela amizade, parabéns pelas aquisições, leituras e impressões, parabéns pelos vídeos deliciosos e parabéns pelo Clube de Leitura ^^ Que venham mais anos de Espanador! o/ Abraços!!!!

  2. Olá! Parabéns pelo blog e pela iniciativa de vocês!

    Comentei no canal do youtube sobre a Roda de Leitura que acontece no Sebinho, em Brasília (www.sebinho.com.br). A temática é a mesma do Clube de Leituras de vocês. A lista foi previamente estabelecida pelo Sebinho. São eles:
    23/02 – Uruguai: A Trégua – Mario Benedetti
    30/03 – Argentina: História do Pranto – Alan Pauls
    27/04 – Cuba: Antes que Anoiteça – Reynaldo Arenas
    25/05 – Brasil: O Seminarista – Rubem Fonseca
    29/06 – Brasil: A Confissão – Flavio Carneiro
    27/07 – Peru: Pantaleão e as visitadoras – Vargas Llosa
    31/08 – Colômbia: Relato de um Náufrago – Gabriel Garcia Marquez
    28/09 – Chile: Putas Assassinas – Roberto Bolaño
    26/10 – Peru: A Dança Imóvel – Manoel Scorza
    30/11 – Colômbia: Delírio – Laura Restrepo
    21/12 – México: A morte de Artemio Cruz – Carlos Fuentes

    Um abraço e boas leituras!
    Camila (http://www.leiturasdecamila.blogspot.com.br/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *