[Hello editoras!] Exclamation Mark

“We all have an inner exclamation mark.
The question is, how to find it…”

E hoje a prometida parte II dos meus presentes (faltando ainda a ultima e derradeira parte III).

E o livro de hoje é de Rosenthal e Lichtenheld, publicado pela Scholastic, o Exclamation Mark. Mais um presente amarelo. rs. Mas este é BEM amarelo.
O simpático livro trabalha com um tema e, ao mesmo tempo, apresenta outro. Enquanto conta a história de auto descobrimento e aceitação de um simpático ponto de exclamação, o texto também apresenta ao pequeno leitor duas importantes pontuações que mudam e muito o sentido ou enfase de uma frase: exclamação e interrogação.

O simpático pontinho com uma grande haste ao acompanhar os outros não conseguia se sentir parte dos demais, se encaixar naquele perfil. O que chama a atenção é que em momento algum os demais pontinhos, todos iguais, demonstram indiferença ou discriminação com o amigo diferente. A questão era pessoal, a exclamação que sentia necessário se encaixar no mesmo padrão, na tentativa de saber quem é por semelhança (?!). E quantas vezes muitos de nós não nos encontramos em atitudes assim? Ou quantas vezes não percebemos pessoas com grande potencial para maravilhas, mas que preferem buscar o senso comum por medo do diferente? Pois é, e o pontinho só enxergou e entendeu a sua diferença quando encontrou outro ponto diferente dos demais: o de interrogação! Bem resolvido e curioso, sempre a perguntar tudo a todo tempo. E na ânsia de responder, a interrogação percebe que é um ponto de ênfase! E passa a falar tudo assim!

A ilustração é simples e o projeto gráfico também, ambos bem enxutos. O interessante é a capa e a página de abertura, toda amarelona a se impor. O livro como um todo é simples, diria mediano, mas traz uma discussão interessante em épocas de bulling em alta: até onde você não está praticando auto-bulling? Que pode ser bem pior do que a opinião alheia: o auto boicote… Pensem nisso! 😉

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=kWnPSLYO9aM]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *