Espananews S02 #6

Lista de editoras da 6ª Feira do Livro da USP Leste

A Feira da USP Leste vai acontecer do dia 10 ao dia 12 de abril e já existe uma lista com editoras que  vão participar da feira:

(ATUALIZAÇÃO! Esta é a lista definitiva divulgada pela organização!)

34;
Alameda;
Aleph;
Annablume; 
Apicuri;
Ática;
Átomo & Alínea;
Autentica;
Balão;
Bertrand do Brasil;
Blucher;
Brasiliense;
Centauro;
Ciranda Cultural;
Cobogo;
Companhia das Letras;
Conrad;
Contexto;
Contraponto;
Copacabana Books;
Cosac Naify;
Edipro;
Educare;
Edufscar;
Edusp;
Escrituras;

Estação Letras e Cores;
Estação Liberdade;
Expressão Popular;
Fio Cruz;
Garamond;
Global;
Globo;
Ground;
Ideias e Letras;
Iluminuras;
Instituto Piaget;
Leia Bem;
Lexikol;
Lettrar;
Loyola;
Manole;
Martin Claret;
Matrix;
Mazza;
Musa;
Nova Alexandria;
Paco Editorial;
Panda;
Paulo Freire;
Pensamento;
Perspectiva;
Petisco;
Publifolha;
Quadrinhos Independentes;
Record;
Revista Caros Amigos;
Rocha & Silva Livraria;
Senac;
Summus;
Unesp;
Unicamp;
Usina de Letras;
WMF Martins Fontes.


Além disso, essa Feira é organizada pelos alunos de forma independente e além disso existe uma programação cultural durante o evento. E como se todas essas coisas bacanas não fossem o bastante, ainda tem uma bancada para troca de livros. Confira algumas dicas para conseguir fazer essa troca e para todas as outras informações a página do Facebook da Feira é um ótimo lugar para se informar.

Abaixo assinado contra o fim do Sabático

Na última sexta feira ‘vazou’ um comunicado interno sobre as futuras mudanças que o vão ocorrer com o jornal Estado de S.Paulo. Dentre as mudanças estão a extinção de alguns encartes. Ou melhor, alguns cadernos vão começar a fazer parte de outros e com isso diminuir consideravelmente o conteúdo desses assuntos. Aparentemente essa mudança vai acontecer depois de 6 meses de longas e intensas pesquisas, em que eles identificaram que o leitor quer leituras mais dinâmicas. Ou seja, cada vez menos textos, ou leituras ainda mais superficiais.

E nessa história infelizmente um dos cadernos que podem acabar é o Sabático. Para quem não conhece é um Caderno exclusivo sobre literatura. Um dos poucos de São Paulo, para não dizer o único.
E é difícil dizer a importância desse caderno. Lógico que existem muitas outras fontes e matérias interessantíssimas em outros jornais (a própria Folha que de sábado fala sobre livros ou mesmo a Josélia Aguiar e as reportagens incríveis no caderno de Cultura do Valor Econômico), mas o Sabático é especial.

Por isso mesmo que vamos deixar o link de um abaixo assinado para que o Sabático não acabe.
Seja bacana e assine você também

UPDATE: O abaixo assinado tinha data de encerramento ou número de assinaturas limitado e já foi encerrado… Mas fica a ideia de quem mais quiser fazer alguma coisa parecida…

Flip confirma nome

A coluna “Prelo” do jornal O Globo publicou neste último sábado que a organização da Flip confirmou o autor Aleksandar Hemon. Nascido em Sarajevo, hoje ele vive nos Estados Unidos e o exílio e o deslocamento fazem parte de sua obra.

Aqui no Brasil, Hemon tem os seguintes livros publicados pela Rocco: O projeto Lazarus, E o Bruno?e As fantasias de Pronek.

Flip ainda não confirmou, mas…

Já faz tempo que o nome do ensaísta Geoff Dyer já rondava entre as possibilidades da Flip, mas nada da organização se pronunciar. Daí no Painel das Letras deste sábado, a Raquel Cozer deu uma nota sobre a sempre concorrida oficina da Flip. Este ano ela será feita em parceria com a revista Serrote e será sobre ensaios. Entre os palestrantes, Geoff Dyer, Franncisco Bosco e o editor da revista, Paulo Roberto Pires.

O Instituto Moreira Salles (que publica a revista Serrote) disse que essa semana irá dar mais detalhes sobre a oficina, mas a Raquel já adiantou alguns: serão 15 vagas e quem for se candidatar deverá mandar um currículo e um ensaio (para oficinaliteraria@flip.org.br )de até 30 mil caracteres até o dia 8/5.

Pauliceia Literária

Nesta terça-feira, dia 9, será a entrevista coletiva de apresentação do Pauliceia Literária – Festival Internacional de São Paulo. O festival já tem data, entre 19 e 22 de setembro, e é promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo. Mas a curadoria garante que a ideia não é só ficar no mundo do direito e afirma que se inspirou na Flip para fazer a programação. Nesta coletiva serão anunciados 14 autores nacionais e estrangeiros já confirmados.

3 comentários em “Espananews S02 #6

  1. Fiquei arrasada quando soube do fim do Sabático, eu só compro o jornal para ler esse caderno, rs, disseram que minha reação ao saber foi exagerada, mas, poxa, é o Sabático!!! :'(

    Estava sem pique para ir na USP Leste (tão longe), mas agora vendo a lista das editoras, estou convencida a participar dela.
    A Aleph vai estar lá! A Aleph, acho que agora comprarei algum dos livros dela, hehe

    Beigos,
    Maura – Blog da /mauraparvatis.

  2. Maura, é triste demais essa história do Sabático! Vamos torcer para que o abaixo assinado faça os editores perceberem que tem público para se falar de literatura…

    Ah, eu acho que a Feira da USP Leste vale a pena! É bem mais tranquila. Dá pra fuçar melhor as editoras 😉

    bjssss, Ju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *