Top 10 livros de 2012 – Luani

Ai. Minha lista.

Entre os altos e baixos deste ano, singularmente movimentado para mim, eleger este TOP 10 foi uma tarefa cuidadosa. E embora eu não tenha resenhado nenhum livro digital ou app book infantil, minha lista precisa constar 2 que chamaram minha atenção. E vamos à listinha!


L’ART DE TIM BURTON
Todo amor do muuuuuundo!!!!

Este ano tive a mais que feliz oportunidade de visitar a exposição de uma das minhas maiores fontes de inspiração: Tim Burton. E para fechar esta experiencia, trouxe comigo um primor de livro, recheado das mais lindas 434 páginas lotadas de rafes, ilustrações, esculturas, fotografias e devaneios deste gênio. Tudo em um grande e quadrado livro de capa dura revestido em tecido e com uma capa genial utilizando transparência. Para quem puder, vale a pena conhecer a edição de luxo que acompanha gravuras numeradas.

Um lindo passeio pelo universo onirico e unico de Tim Burton.



THE ONION’S GREAT SCAPE

O top top.

Definitivamente o melhor livro infantil que vi este ano. Um texto descontraído, porém intenso e reflexivo. Ele conseguiu trazer um frescor de novidade não somente no texto, mas também no formato, com a possibilidade de literalmente destacar a cebola do livro e livrá-la da tão temida frigideira. Recomendadíssimo para os grandinhos também, viu? 

#FICADICA.
Livro já resenhado no blog! Confira aqui.

O CORAÇÃO E A GARRAFA
Tão delicado… 

Trabalhar com temas dificeis e complexos como perda, pareceu uma tarefa simples para Oliver Jeffers. Ele conseguiu criar uma bela metáfora para a dor e como às vezes optamos por lidar com ela. 

O desenho é um primor. A ilustração traz espaços vazios, cenários enormes em um traço leve e gracioso. Um show a parte são os patterns criados para a guarda (o livro ainda por cima é capa dura!) que também contam a história.

E este também é um livro que foi resenhado este ano! Leia aqui.

TRAÇO E PROSA e A TRILOGIA DA MARGEM.
Surpreendentes. Ambos.

Concebido por Odilon Moraes, Rona Hanning e Maurício Paraguassu, Traço e Prosa trata-se de um conjunto de entrevistas realizadas por eles com alguns dos maiores nomes da ilustração aqui no Brasil. 

Ler sobre o processo criativo misturado a trajetória pessoal de cada um deles foi lindo. Tanto que este livro (junto ao A trilogia da Margem de Suzi Lee) ganharão um Tirando o Pó todo especial para falar a respeito deste processo estético e narrativo que é a ilustração.


APERTE AQUI
Este livro me surpreendeu. Na era da tecnologia, em que as crianças parecem nascer sabendo mexer em um tablet, eis que um livro consegue ser a versão analógica de um app! Para os que não leram a resenha que fiz deste livro e ficaram curiosos, aqui está!

E para os que a curiosidade irá alem, conheça o app book dele! 

Diferente de muitos apps que são lançados de livros existentes no papel, PRESS HERE (o app é em ingles!) não quer ser igual ao livro físico  criando experiências diferentes, adaptadas ao suporte: tablet. Vale cada brincadeira, cada experiência. Totalmente intuitivo, uma diversão simples e inteligente para os pequenos.

OU ISTO OU AQUILO
Eu sei que este livro não é uma novidade e provavelmente você leu na sua infância. E para esclarecer, eu já conhecia o livro. Mas embora já seja um clássico, este livro de Cecília Meireles, Ou Isto Ou Aquilo, ganhou uma nova versão em capa dura e com ilustrações de Odilon Moraes. Por isso, se você já leu este livro nas versões old school, por favor, releia-o e confira as interpretações em delicadas aquarelas do Odilon. 

Duas lindezas em um livro só.

HIGHLY INAPPROPRIATE TALES FOR YOUNG PEOPLE
É MUITO engraçado.

Para quem curtiu uma dica que dei na minha Top 10 do ano passado, o BIG FOOT, vale a pena ler este. 

Recheado de caixinhas de suco viciadas, babás loucas, adolescentes que confundem realidade e ficção e crianças sem o menor filtro moral, é um livro curto com várias ilustrações e de leitura rápida. Um divertido companheiro na fila do atendimento em fila de banco em dia de pagamento, sabe? Ou naquele exame com mil etapas que não termina nunca. rs 

Por favor, não é infantil!!! Não leia para um baixinho, entregue nas mão no máximo de um pré-adolescente!



EBOOKs
NUMBERLYS e BOBO & LIGHT



Ambos são muito interativos e lotados de recursos. Em especial e desparadamente o do Bobo.


Bobo é um divertido e curioso robozinho que ensina praticamente tudo sobre a luz do ponto de vista físico para crianças. É um app bem inteligente, com vídeos e vários recursos de interação para facilitar a compreensão de cada um dos conceitos que apresenta.

Numberlys é do mesmo estúdio dos criadores do maravilhoso The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, a Moonbot studios. Em uma estética totalmente inspirada no Metropolis do Fritz Lang, este livro quer contar como surgiram as letras em uma terra que só existem números. Mistura vídeos com interação e texto. Por passar pelo alfabeto INTEIRO, ele acaba sendo um pouco cansativo, mas é bem interessante, até mesmo o fato de você conseguir descobrir a próxima letra se você conseguir cumprir a atividade proposta na que você está. Isso é bom para crianças apressadas que querem logo passar para a próxima página sem se preocupar com o conteúdo que aquela página quer passar.

Enfim, esta é a minha lista! Caberiam mais alguns outros, mas esta lista resume bem algumas boas novidades que me foi apresentado ou garimpado por ai.

Um ótimo fim de ano para todos, e que 2013 prometa grandes experiências com livros inesquecíveis a todos vocês!

Até 2013!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *