AOKI

Este é o terceiro livro de uma coleção primorosa traduzida pela Cia das Letrinhas. LINDO.

Depois de passear com Kiimiyo e Yumi conhecendo quimonos e tradições, é a vez de visitar Yoko em Tókio, a amiguinha da Aoki. Os dois primeiros volumes já foram resenhados aqui no blog (confira aqui).

Annelore Parot é puro cuidado em seus livros. Uma francesa que buscou inspiração na delicadeza da cultura oriental. É muito recomendável a coleção, sem exageros. Se você se interessa pela perfumaria de livros como patterns, coisinhas kawai, ilustração vetorial, cores espaciais, multiplas facas, vai adorar o livro. E se você se interessar por cultura japonesa, inteligentes livros infantis, e intereção, também não pode deixar de conhecer.
Em Aoki, do ponto de vista do conteúdo e forma, permanece a mesma ideia dos volumes anteriores: apresentar a cultura japonesa através de um passeio pela cidade de Tokio em uma delicada e divertida conversa. O cuidado e respeito presentes na cultura oriental ganham forma na graciosidade de cada personagem, de cada espaço criado. Tudo é muito delicadamente pensado e colocado. Lembra-me, inclusive, o trabalho de outro francês, o Mark Boutovant, com seus objetos que ganham vida com rostinhos para todos os lados! De cada folha de uma árvore a um garfo, tudo ganha vida. E estes três livros possuem uma linha parecida, a do cuidado com os detalhes, respeito com cada coisa em seu lugar.

Os estímulos visuais continuam presentes em Aoki. Mas, do ponto de vista dos recursos gráficos, este livro me parece superar Quimonos e Yumi. A explosão de cores é maior, a quantidade de múltiplas facas se mantém, mas as janelinhas se multiplicam e o desfecho ainda traz um plus. Depois de conhecer hábitos, visitar belos lugares e conhecer as amiguinhas de Yoko, o livro te leva ao monte Fuji, com um convite a apagar a luz. Sim, recomendo ler este livro em uma sala que possa ficar escura ou a noite, porque fará diferença para a criança, um jeito gracioso de concluir este passeio e voltar para casa junto com a Aoki.

Para os desavisados desta coleção, vale a pena conferir este videozinho produzido pela chronicle books:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=HNiw9Fy5Roc]
AOKI
Annelore Parot
Cia das Letrinhas
Para saber mais, confira aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *