O talentoso Benjamin Lacombe

Ele desenha MUITO.

Alias, muito é pouco. O trabalho de ilustração do francês Benjamin Lacombe é lindo, intenso, expressivo, irônico e Sombrio. Suas figuras estão entre o real e o imaginário, passeando entre perspectivas de tirar o fôlego. O estilo de pintura é clássico, nao abre mão de um bom trabalho de luz e sombra. Mas outro aspecto, digamos, intrigante no trabalho dele é que o foco são livros infantis! Ele parece uma mistura de Ray Ceaser com Tim Burtom. Seu trabalho é irônico, sombrio E infantil! Mas confesso que, assim como o menino ostra, não considero tudo que ele faz muito apropriado para pequeninos.
Com vocês, Benjamin Lacombe:




Bem, o desenho é maravilhoso. Fato.
E já disse que ele não apenas ilustra como escreve? Ah, pois é, os livros são bons ainda! Lacombe já publicou 7 livros infantis com traduções para o inglês, espanhol, alemão entre outros. Os temas são interessantes, em sua maioria por universos fantasiosos de bruxas e planetas, mas também de pequenas garotinhas introspectivas que preferem ler a brincar com outras crianças, além de recontos. Destaque para o fofo Cherry and Olive (da garotinha que prefere livros) e Libro de brujas e Hechizos, em capa dura com acabamento dourado, para remeter a um verdadeiro livro antigo de registro de grandes bruxas e bruxarias.

Mas hoje darei destaque para dois que gosto muito. Um de 2010 e outro lançado recentemente, em outubro de 2011, o mais fresquinho de seus trabalhos. Ah, cabe dizer que este talentoso frances tem apenas 28 anos (é, eu sei, pois é… rs)

 O primeiro livro a comentar é Il Était une fois…, um pop up. Não sou fã de livros de pop up, mas este é muito bonito e a engenharia de papel dele é fascinante. Neste livro, cada página dedica-se a contemplar um conto tradicional infantil. Por isso, a cada folhear você entra na boca do lobo que engole a chapeuzinho vermelho, ou cartas do baralho saltam em você em Alice no país das Maravilhas, se depara com o espetáculo do Pinóquio ou adentra a sombria floresta do Barba Azul. E no final deste passeio, uma breve descrição de cada um destes contos.
Confira este livro vendo o video abaixo. Vale cada segundo investido de tempo:


[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ZZl8FrujhhM]

E o segundo livro é o ultimo lançamento dele, L’Herbier des Fées. Ainda não foi traduzido para o ingles, cópias apenas em francês e espanhol. O livro é uma espécie de “herbário de fadas” (como o nome mesmo diz) com registros em caneta e tintas de um botânico russo adentrando florestas mágicas e descobrindo os segredos das plantas e fadas. O cuidado deste livro é de chorar. 


As ilustrações são, obviamente, de Benjamein Lacombe, e texto em parceria com Sebastien Perez. Eles formam meio que uma dupla, a versão francesa de Gaiman e McKean, possuem alguns livros em co-autoria.
E sabe o que mais é legal neste livro? Não apenas os desenhos e facas especiais, mas existe também a versão digital dele, isso mesmo, o primeiro e-book de Lacombe  lançado juntamente com a versão impressa. Luxo puro.


E segue mais um vídeo para babarem no trabalho dele! O vídeo contempla ambas as versões desta obra.




[youtube http://www.youtube.com/watch?v=nkEsZZfwwMY]


Puro amor! rs

3 comentários em “O talentoso Benjamin Lacombe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *