36 Argumentos Para a Existência de Deus

Primeiro um mea culpa: sou uma leitora afobada. Isso quer dizer que nos livros que eu leio as coisas precisam acontecer sem muita enrolação; eu não preciso de explicações minunciosas para entender os motivos dos personagens. O resultado é que eu não leio, por exemplo, Eça de Queiroz sem ficar infinitamente entediada…
Tudo isso pra dizer que 36 Argumentos para a Existência de Deus poderia ter bem umas 200 paginas a menos (o livro tem mais de 500). O enredo era mais que suficiente para garantir um livro bem legal: um professor mediano de psicologia da religião escreve um livro cujo apêndice é justamente os tais 36 argumentos para a existência de Deus. Ele que era um João ninguém (ou melhor, um Josué ninguém, já ele é judeu) a autor bestseller e alvo da Universidade de Harvard. Ele se torna o “ateu com alma”.
Existem uma série de autores que escrevem contra e a favor da religião e fatos como o ataque de 11 de setembro, e o escândalo de pedofilia (só para citar os mais famosos) dão munição ao defensores do fim da religião. A autora pretendia com esse livro mostrar de forma irônica os dois lados dessa briga. E, ela quase teve sucesso nisso: o livro tem tiradas bem legais, a ironia como ela descreve a vida acadêmica nas universidades, com o estrelismo de professores e a devoção cega de seus alunos é bem interessante, mas depois a autora se perde em detalhamentos sobre a comunidade judaica, em descrição minuciosa de como Cass Seltzer (o nosso autor bestseller) conheceu a atual namorada e afins. Situações que poderiam ser descritas em poucas linhas acabam descritas em páginas, eu fico impaciente! A solução é ir pulando as páginas para ver se a história avança. 
No fim o que eu mais gostei foi a descrição dos tais “36 Argumentos para a Existência de Deus”. São 66 páginas deliciosas de se ler. Os argumentos são apresentados, detalhando as falhas apontadas e justificadas, sem se alongar no assunto. Tudo direto ao ponto. A melhor parte do livro.

Se você diferente de mim, gosta de longas narrativas e não é uma pessoa afobada como eu, vai adorar esse livro. Vá comprar agora!



36 Argumentos Para a Existência de Deus
Autora: Rebecca Newberger Goldstein

Tradução: George Schlesinger

Companhia das Letras, 2011
532 pgs


Mais informações em aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *