Cachinhos Dourados

A Cia das Letrinhas tem uma coleção de livros para os bem pequenos, chamada Para ler e tocar. Venho acompanhando seus volumes desde o lançamento, uns 2 anos atrás, mais ou menos. Desde o começo chamou a atenção pelo cuidado de edição, acabamento, impressão. Realmente é bem cuidada e primorosa a coisa.

Os livrinhos, como são para crianças bem pequenas e possuem várias interações, e se aproxima dos gêneros pop-up e livro brinquedo. A proposta são recontos, bem simplificados mesmo. A escrita não é em bastão, porque o público alvo não sabe ler ainda mesmo, a intenção é a leitura compartilhada, um responsável como intermediário. O alvo são os pequeninos que estão a descobrir o mundo das cores, formas e texturas. E nisso essa coleção cumpre, e muito bem, seu papel.

Alguns dos demais títulos da coleção

Um dos últimos lançamentos foi o clássico Cachinhos Dourados. O livro é uma graça. Ilustrações bem feitas e caricaturalmente infantis. É agradavel de ver os desenhos em organizadas composições com fundo branco. As experiências sensoriais também são muito coerentes com a narrativa, tudo é bem colocado dentro do contexto. Se no texto diz q uma cama é mais macia que a outra, a criança consegue experimentar e concordar com isso. Adorei a apresentação da familia urso, com o cuidado de deixar cada ursinho com um tipo de pêlo diferente, passar a mão na barriguinha de cada um mostra um pouco de como são, o pai com um pêlo mais grosso e firme, a mãe mais brilhante e sedoso, e o pequeno ursinho com pêlo marcio e ainda curtinho. Uma graça neste aspecto.

O que me deixou um pouco em dúvida foi o texto. Ele não dá conta de apresentar a história por completo. Sua forma suscintou até demais, perdendo alguns elementos que ajudassem na compreensão. Outro fator que gerou um certo incomodo foi a ausência de final. Cachinhos Dourados simplesmente se assusta e corre para a mata com o ursinho destemido a segui-la. Ponto. Realmente o aspecto narrativo deixou um pouco a desejar, pede um certo conhecimento prévio dos responsáveis sobre a clássico para complementar e engradecer o ato da leitura com a criança. Mas, do ponto de vista de interatividade e qualidade gráfica do material, sem dúvidas essa coleção da Cia das Letrinhas dá um banho bem gostoso nos demais que se propõe a recontar os clássicos com seus recursos duvidosos, desalinhados, em ilustrações de chorar de tristeza.

Cachinhos Dourados merece uma nota 3,5. A intenção foi bem boa.

E se quiser saber um pouco mais sobre este livro e os demais da coleção, confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *