Literatura Infantil para Férias

“Com tantas chuvas que estava caindo nele, com o passar dos dias, Demônio ficou verde. Sim! Verde. Já não parece um gato e sim uma samambaia plantada de baixo de uma melancólica nuvem escura.
Com essa experiência é compreensível que os gatos odeiem água.”
remedios2
Excepcionalmente, em função de outros projetos, falarei hoje sobre livros infantis no lugar da Luani, que logo voltara com suas análises certeiras. Preparei uma seleção muito divertida de novos livros infantis para os pequenos fazerem mais do que só brincar no Wii nessas férias.

Remédios e seu Demônio – De Carmen Lenero e Ilustrado por André Neves, é um dos últimos e melhores livros infantis que li nos últimos tempos. Pela quantidade de texto o indicado é para crianças de 7 anos para cima até os 70 anos. Esse é um tipo especial de livro que encanta pelo mundo mágico em que os personagens habitam, e encanta os adultos pela quantidade de subtextos e de certa melancolia que, auxiliada pelo traços característicos de André Neves, ganha uma densidade e beleza dignos de uma poema visual.
A história gira em torno de Remédios, uma menina que adora viajara pelo mundo e seu gato Demônio, que como todo o bom gato adora o conforto e segurança do lar, contudo eles não tem mais uma casa e se a oportunidade parece ótima para Remédios, Demônio não vê nenhuma graça em ser um viajante no mundo, o que provoca uma separação entre os dois. A partir daí o texto se desenvolve na memória e na saudade dos dois, enquanto eles tentam cada um em sua viagem entender o outro. As imagens, belas e estranhas de André criam um clima de surrealismo em ambas as histórias e o texto de Carmen tem uma beleza e encantamento que merecem mais um trecho:
“Os dois passam tardes maravilhosas compartilhando os mesmos sentimentos, como se formassem só um corpo! Um corpo diferente não nego. Mas esse fenômeno estranho e feliz ocorre unicamente quando Remédios fica, por fim quieta, tranquila acariciando seu gato no colo. Ele em agradecimento, empreita-lhe suas sete vidas para ela desfrute de todas juntas num instante.”
Adoro gatos e provavelmente é o trecho mais bonito sobre os felinos que já li, mas o livro tem vários destes insights, e o mundo imaginativo que a criança e seu gato encontram mantem qualquer baixinho igualmente fascinado.
gildo Gildo – Silvana Rando. Mas se vocês acharam que a história complexa demais, também há aquelas que a simplicidade é a maior delícia e o humor da ilustração de Silvana encanta igualmente adultos e crianças. Gildo é um elefante muito corajoso, até assiste filmes de terror só para sentir a emoção dos sustos, contudo ele tem um medo ferrenho de uma coisa muito estranha: Bexigas e se forem coloridas então, ele até tem pesadelos. Até que em uma festa uma bexiga é amarrada em seu braço e a confusão começa.
O livro tem o timing certo do humor no virar das páginas, a história em letra bastão pode ser apreciada até por crianças em alfabetização mas o que eu mais gosto no desenho da Silvana é que além da fofura de seus personagens, ela preenche a imagem inteira com humor em cada personagem coadjuvante escondido no canto da página, sendo aqui a Barata vestida de bailarina um show a parte. Rápido e bem humorado, é para formar crianças leitoras nas idades mais jovens.
As aventuras de um pequeno ratinho na grande cidade – Simon Prescott.  Mais singelo porémaventuras de um ratinho muito belo, esse livro de Sim on Prescott seria o livro “widescreen”, com quase 30 centímetros de largura e com páginas duplas por vezes com um desenho só, a proposta é bem simples e bonita, o ratinho do campo recebe uma carta do ratinho da cidade para vir visitá-lo. Ele vai até ele, se perde por um momento e encontra-o depois fica algum tempo, e tal como Dorothy do condado percebe que não há lugar como o lar.
Sua premissa está também no formato do livro, as imagens de Simon contrastam os pequenos ratinhos em contraste com os detalhes da aquarela dos cenários. A trama aqui também é pequena e simples para crianças acima de 5 anos, não há nenhuma aventura, mas há uma beleza na contemplação das imagens muito interessante.
Ratinho se Veste – Jeff Smith. Falando em ratinhos, esse é o primeiro livro de Jeff Davis, criador de Bone, para crianças. É um quadrinho infantil que acompanha o passo a passo de um ratinho para se vestir e ir no celeiro. o que para nós parece uma atividade cotidiana comum, é uma aventura emocionante para uma criança. Ou pelo é o que Jeff Smith acha, no passo a passo e narração nos entretêm mas é seu final surpresa que o torna interessante, quase como um microconto é também um acerto para crianças bem pequenas.
ratinho se veste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *