Luka e o Fogo da Vida – Salman Rushdie

Por: Rafael Kalebe

Antes de mais nada uma explicação sobre o nosso blog: 
É uma tentativa de escrever sobre uma coisa que nos move: literatura. Seja ela de que forma: quadrinhos, infantil, nacional ou estrangeira.

Vamos ter textos novos todos os dias e alguns convidados. Além de noticias e eventos especiais, como a Flip (que vamos acompanhar de perto este ano !)

Para começar o blog, um livro especial : Luka e o Fogo da Vida do Salman Rushdie.

Digo especial porque o lançamento Mundial será aqui no Brasil, mais especificamente em Paraty, na Flip. Mesmo que o autor ja tenha visitado o Brasil alguns anos atrás na própria Flip, o lançamento de Luka e o fogo da vida em português antes mesmo do original em inglês, mostra um pouco da importância do evento ano após ano.

No novo livro, Rushdie retoma alguns personagens de Haroum e o Mar de histórias (1998, reeditado pela Cia. das Letras em formato de bolso). Num mundo mágico, vive o famoso contador de histórias Rashid, seu filho Haroum e o irmão caçula Luka.

O primeiro livro narra as aventuras de Haroum através de um mundo que mistura gênios da água, príncipes atrapalhados e um exército de páginas (Chamado de “Biblioteca” !!!).

Para conseguir salvar o dom de seu pai, no novo livro o tom de fábula continua, só que agora quem tem que salvar o pai é o irmão menor.

Luka é um menino de apenas 12 anos, esperto que adora video-game, se encanta com as histórias do pai e tem uma aptidão para viver nos mundos inventados, seja pelo pai ou no video game “Muu” dele. Quando um circo visita a cidade e o menino o dono do circo, o Cruel capitão Aarg que maltrata os animais, ele lança uma “maldição” contra o dono e misteriosamente os animais se rebelam e fogem. E dois dele vão bater na porta do menino Luka: o cão chamado Urso (que canta) e o urso chamado Cão (que dança), que logo viram companheiros inseparáveis.

Logo após a rebelião dos animais, Rashid entra em um sono tão profundo que não consegue mais acordar. O menino descobre que o pai foi enfeitiçado e o único jeito de salva-lo é entrar em mundo mágico (que o próprio pai contara tantas vezes) e conseguir o famoso Fogo da Vida. E nesse mundo ele vai enfrentar inúmeros perigos, ganhar “vidas”, passar de nível como num autêntico jogo de video game.

Eu sei que o objetivo era só falar do “novo” livro do Rushdie, mas eu não consigo deixar de comparar os 2 livros e logo explico porque. Poderia comparar os dois livros pelos motivos óbvios : Mesmos personagens, tom de fábula, mundos mágicos, etc.

Mas não é isso. Em ambos a maior caracteristica é a paixão do próprio Salman Rushdie por histórias. E ele faz isso de uma forma apaixonada, envolvente, citando autores clássicos (como Carrol e Tolkien), lendas antigas e talvez algumas histórias da própria infância do autor (às vezes surge um tom nostálgico). O que muda mesmo é a forma como ele quer contar essa história.

Em Haroum ele faz muitas referências a antigas histórias e a própria ideia da origem das histórias (um Mar multi-colorido onde cada fio é uma história, mudando a todo momento e transformando em uma nova história) de uma forma mais clara .

em Luka ele tenta aproximar as fábulas antigas com o tempo atual. Fazendo um encontro entre Fantasia Tradicional X Fantasia Virtual.
Livro encantador que faz você mergulhar numa fábula maravilhosa.

4 comentários em “Luka e o Fogo da Vida – Salman Rushdie

  1. Realmente o primeiro livro é encantador… acho que ler Luka… na sequência pode não ser uma boa idéia para mim…(GRANDES ESPECTATIVAS ESTRAGAM OS MELHORES LIVROS). Mas adorei a resenha!!
    beijos
    Naná

  2. EXCELENTE resenha de um EXCELENTE livro…
    Aí, fiquei até com saudades dele, vontade de entrar novamente no mundo criado pelo tio Salman, bom, acho que o melhor é correr para ler os outros livros desse 'homi' incrível ^^

    Beigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *